Operação Protetor dos Biomas reforça combate a incêndios florestais em Sergipe

Ação reúne bombeiros e Força Nacional em 12 municípios para prevenir e reduzir focos de fogo

Operação Protetor dos Biomas reforça combate a incêndios florestais em Sergipe

Com o objetivo de reduzir os incêndios florestais e minimizar seus impactos para a população e o meio ambiente, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciou a Operação Protetor dos Biomas. A ação conta com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A operação, que teve início em 1º de novembro e segue até 31 de dezembro, mobiliza diariamente 58 bombeiros em doze municípios sergipanos: São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Capela, Laranjeiras, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Moita Bonita, Carira, Tobias Barreto, Cristinápolis e Boquim. Além das ações de campo, os militares participarão da Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal), promovida pela Força Nacional.

Segundo o comandante da operação, tenente-coronel Gideão Oliveira, o planejamento é baseado em dados de satélite que apontam as áreas com maior incidência de calor. “Temos uma preocupação com a área urbana, onde somos mais demandados, mas também o compromisso com o meio ambiente. Esse projeto vem dar uma resposta a essas necessidades”, destacou.

Financiada pela Diopi, a operação realiza levantamentos em campo para mapear hospitais, redes de abastecimento de água e estruturas essenciais ao combate de incêndios. As equipes também executam ações preventivas, com visitas de orientação à população e intervenções diretas em focos ativos. Durante as atividades, os bombeiros ainda têm atuado em resgates de animais silvestres afetados pelas queimadas.

FONTE: F5 NEWS.