Desconhecido se passa por garota para furtar contas em game online

Desconhecido se passa por garota para furtar contas em game online
Adolescente teve conta e identidade 'roubadas' por desconhecido — Foto: Arquivo Pessoal

Um desconhecido está há seis dias se passando por uma adolescente moradora de Santos, no litoral paulista, para furtar as contas de amigos dela em um jogo online. Segundo os pais da menor de idade relataram ao G1 nesta segunda-feira (30), o homem usa fotos da jovem para enganar os amigos.

A conta da adolescente Bianca Fernandes, de 17 anos, no jogo mobile Free Fire vale cerca de R$ 2,7 mil. A jovem, conhecida pelo apelido 'Glory Leona', acumulou prestígio e itens colecionáveis dentro do game, fazendo com que seja visada por outros jogadores. "Ela já recebeu propostas de outras 'guildas' pela conta, com a média deste valor", conta o pai, Alexandre Fernandes dos Santos.

A situação começou quando a adolescente recebeu o contato de um amigo de longa data pedindo sua conta emprestada para participar de um campeonato. Como a prática é comum no jogo, ela emprestou, sem saber que seu amigo já havia caído no golpe e que, na verdade, ela estava conversando com um desconhecido.

"Ele me pediu a senha e eu passei, achando que era meu amigo", disse a adolescente ao G1. Assim que entrou na conta, ele conseguiu acessar uma das redes sociais da garota e alterar a senha, assim como dentro do jogo, assumindo sua personalidade na última terça-feira (24).

Desde então, a pessoa por trás do roubo da conta vem usando fotos da adolescente para convencer outros amigos online a passarem suas senhas, multiplicando o número de contas sob seu domínio. Até o momento, duas vítimas registraram boletins de ocorrência sobre o caso em delegacias da Polícia Civil - os pais de Bianca, na Delegacia da Mulher de Santos, e um dos amigos que também foi prejudicado, morador do Estado do Espírito Santo.

"É muito errado ele usar a minha imagem, ainda mais que eu sou menor de idade, para roubar e enganar os outros. Eu não quero que meus amigos caiam. Tentei avisar de todos os jeitos que não era eu na conta, mas tem pessoas que só tenho contato dentro do jogo, e ele conseguiu enganar essas pessoas", desabafa.

Recuperação da conta

As vítimas não conseguem recuperar as contas porque o desconhecido mudou a senha e conseguiu invadir outras contas a partir do mesmo e-mail. Ainda assim, no caso de Bianca, ele não consegue desvincular a conta dos e-mails de recuperação, cadastrados em nome dos parentes dela.

"Ele tenta trocar a senha e um código é enviado para a gente. Se não passarmos, ele não desvincula e não consegue vender. No entanto, nós não conseguimos recuperar a conta, já que não temos a nova senha para acessá-la", explica o pai.

Os pais da adolescente procuraram ajuda na empresa responsável pelo jogo no Brasil, a Garena, mas, até o momento, não obtiveram retorno. O G1 tentou contato com a companhia, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Fonte:  Juliana Steil, G1 Santos