Acusados de infidelidade, vereadores são expulsos do DEM em Ribeirópolis
Os vereadores do município de Ribeirópolis José Alberto Nascimento, ou Zé Veio, como é mais conhecido, Miguel Antônio dos Santos, ou Miguel da Loja, e Daisy Ivan Lima foram expulsos do Partido Democratas (DEM) sob acusação de estarem sendo desrespeitosos e infiéis.
O partido divulgou uma nota na qual informa a decisão do diretório e apontando que os parlamentares “colocaram os interesses individuais à frente dos seus correligionários e eleitores”.
Uma reunião foi realizada no dia 14 de janeiro, com membros da Executiva Municipal do DEM de Ribeirópolis, onde foi definido por unanimidade a expulsão dos vereadores. A nota foi assinada pelo então presidente do partido no município, Ângelo Céspedes Passos.
F5News tentou contato com os três parlamentares expulsos, no entanto, somente o vereador Zé Véio se posicionou. Segundo ele, os gestores do município, assim como o presidente do DEM, Ângelo Passos, são “pessoas de bem” e, portanto, “não tem nada a declarar sobre a decisão”.
O partido informou ao F5News que não irá se manifestar sobre o assunto além do que já sinalizou em nota. No entanto, conforme apurado pela reportagem, um dos motivos que pode ter levado à decisão de expulsão foi o fato de que os vereadores votaram contra a chapa que o partido apresentou para concorrer à presidência da Câmara Municipal em 2020.
Além disso, conforme a mesma fonte, vários projetos da prefeitura sobre aumento de imposto, criação de taxa de esgoto, entre outros, apesar de a bancada do Democratas orientar para que votassem contra, os três vereadores votaram a favor, o que foi considerado infidelidade partidária.
Questionado sobre as possíveis motivações que levaram à expulsão, o vereador Zé Véio respondeu:
“Nunca houve uma palavra direta do partido para dizer se deveríamos votar favorável ou contra um projeto na Câmara. E ainda mais, o voto é meu. Eu decido se voto sim ou não. Mas nunca houve nenhum direcionamento do partido sobre isso. A gente vota de acordo com a população. Se vai prejudicar a população, se não vai. Eu não voto contra o povo”, disse o parlamentar.
O portal mantém o espaço aberto para que os outros dois parlamentares possam se posicionar, se assim desejarem.
Fonte: F5News