Vinicius Junior coloca os pés na Calçada da Fama do Maracanã

Vinicius Junior coloca os pés na Calçada da Fama do Maracanã
Vinicius Junior eterniza os pés na Calçada da Fama do Maracanã — Foto: Evelyn Lee/Divulgação

O atacante Vinicius Junior, do Real Madrid e da seleção brasileira, viveu um dia de homenagens e de marcos na luta contra o racismo no futebol. Em evento realizado nesta quinta-feira, no Maracanã, ele eternizou seus pés na Calçada da Fama do estádio, recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto e ganhou o título de Cidadão Carioca.

O evento também sancionou a Lei nº10.053/23, conhecida como Lei Vini Jr. Entre as iniciativas, a medida determina a paralisação ou encerramento da partida em caso de conduta racista, como ocorreu com o jogador do Real Madrid em partida contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, no fim de maio.

Na ocasião, Vini Jr. acusou parte da torcida adversária de chamá-lo de “macaco” e imitar os sonos do animal. No fim da partida, o brasileiro ainda acabou expulso após confusão com o goleiro da equipe rival.

O atacante do Real Madrid exaltou o apoio da família após as homenagens.

– Tudo que eu recebi aqui hoje, eu espero que a minha família esteja orgulhosa de mim por tudo o que eles fizeram para eu chegar até aqui. Eu sou muito novo e não esperava isso tão novo. Estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios em um lugar especial para mim. Lugar que assisti muitos jogos do Flamengo. Tenho um carinho muito grande pelo Flamengo e por esse lugar. Estou feliz e fico me perguntando se mereço tanto – disse o jogador.

Outra lei sancionada nesta quarta-feira cria o dia da resposta histórica contra o racismo no futebol a ser comemorado no dia 7 de abril. A presença do jogador no Maracanã foi uma iniciativa da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro.

O conjunto de leis sancionadas foi batizado pelo Governo de Política Estadual Vini Jr. A nova legislação tem uma série de medidas para que as práticas racistas possam ser combatidas no futebol na cidade do Rio de Janeiro. Entre as iniciativas estão: divulgação e realização de campanhas educativas, interrupção de partida em andamento, qualquer cidadão pode informar as autoridades sobre condutas racistas nos estádios, entre outras.

Vinicius está de férias após a longa temporada no Real Madrid. O jogador deve se reapresentar ao clube no fim do mês para iniciar os trabalhos de pré-temporada.

Fonte: Globoesporte.com