Tensão, reunião e mediação de Sérgio Ramos: entenda o que se fala e especula sobre o penaltygate de Neymar e Mbappé

Tensão, reunião e mediação de Sérgio Ramos: entenda o que se fala e especula sobre o penaltygate de Neymar e Mbappé

Ao que tudo indica, o "penaltygate", como vem sendo chamado na imprensa francesa o atrito entre Neymar e Mbappe após desentendimento por conta da hierarquia nas cobranças de pênalti no Paris Saint-Germain (entenda abaixo), chegou ao fim na noite da última segunda-feira. Em reunião que juntou os craques do PSG, o técnico Cristophe Galtier e o diretor esportivo do time francês Luis Campos, as estrelas da equipe parisiense tomaram um "puxão de orelha", reconheceram os erros e fizeram as pazes. É o que afirma o jornal "Le Parisien".

Segundo a reportagem, Luis Campos reforçou que o comportamento da dupla não pode afetar a performance do time, e que a "lavagem de roupa suja" deve acontecer sempre no vestiário, e não na frente das câmeras. Pelo fato de ser português, o que o aproxima de Neymar no idioma, e de ter trabalhado com Mbappe no Monaco desde que o francês tinha apenas 14 anos, Campos conseguiu dialogar bem com os jogadores.

Aliás, de acordo com o veículo, Campos chegou a escrever para Neymar em mensagem de texto. "Você é um grande jogador e é isso que me interessa", teria dito o cartola do PSG. O camisa 10 brasileiro, por sua vez, reconheceu que a atitude de curtir postagens em rede social que criticavam Mbappe ser o batedor oficial da equipe não foi correta.

Ao contrário do começo em outros anos, o início de temporada de Neymar no PSG tem sido bastante elogiado por torcedores, que o aplaudiram após o brasileiro marcar dois gols e dar uma assistência na vitória do time contra o Montpellier por 5 a 2 no Parque dos Príncipes — em três jogos na temporada, são cinco gols e três assistências.

Nas redes sociais do camisa 10 e de fãs do jogador, são comuns comentários de que Neymar está "focado" na conquista da Champions pelo Paris e, principalmente, na Copa do Mundo com a seleção brasileira.

Entenda o caso

Aos 22 minutos do primeiro tempo do jogo entre PSG e Montpellier, quando o placar estava 0 a 0, o árbitro da partida marcou pênalti a favor do PSG. Mbappe bateu e o goleiro adversário defendeu. 20 minutos depois, já com 1 a 0 no placar, o Paris teve outro pênalti a seu favor. Dessa vez, Neymar foi para cobrança após conversar com o camisa 7 do time, deslocou o goleiro e marcou.

Após a partida, uma postagem que criticava o fato de Mbappe ser o cobrador de pênaltis oficiais do PSG foi curtida pelo perfil oficial de Neymar. A publicação afirmava que a definição foi feita por conta do novo contrato do craque francês com o clube. Na época da assinatura, a imprensa francesa reportou que o Paris Saint-Germain cedeu à vários pedidos do camisa 7.

Em coletiva, o técnico Galtier afirmou que tudo ocorreu normalmente.

— As coisas foram respeitadas em campo. Kylian estava designado como nosso batedor número 1 e Neymar como o número 2. Era lógico que ele cobraria o segundo pênalti depois de a primeira tentativa ter sido defendida pelo goleiro. Vamos ver se esse foi o caso apenas para o jogo de hoje — falou o comandante.

No entanto, segundo o Le Parisien, no vestiário o clima não foi tão tranquilo assim. Por isso, o zagueiro Sergio Ramos exerceu um papel de liderança e tentou colocar panos quentes no atrito entre Neymar e Mbappe. Segundo o veículo, o defensor espanhol chamou a dupla para conversar sobre a importância de colocar o coletivo acima das individualidades para que o clube pudesse chegar ao objetivo final, que é a conquista da Champions League.

Depois, foi marcada a tal reunião da cúpula do PSG com a dupla, para que a rusga pudesse, finalmente, chegar ao fim.

Fonte: O Globo