Servidores da Saúde em Maruim estão com 3 meses de salários atrasados

Servidores da Saúde em Maruim estão com 3 meses de salários atrasados
Sintasa

Os cerca de 230 servidores públicos da Saúde do município de Maruim, na Região Metropolitana de Aracaju, estão enfrentando uma situação delicada com a falta de pagamentos dos salários. São três meses de atrasos acumulados, referentes a dezembro de 2020, agosto e setembro de 2021. Os profissionais já deflagraram greve duas vezes e não descartam a possibilidade de um novo movimento paredista. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, o que chama atenção é que os profissionais contratados, de cargo de comissão aos celetistas, estão com os salários em dia, enquanto os estatutários amargam dias difíceis. 

“É um estado muito delicado que o servidor de Maruim está passando. Fome, aluguel, água e energia atrasados. Já fizemos doações de cesta básica para essas pessoas e agora entramos com um recurso na justiça para podermos voltar com a greve”, disse Couto ao F5News. 

Conforme o presidente do Sintasa, na sexta-feira passada (24) se completou 14 dias de greve dos servidores, quando eles receberam uma liminar da Justiça para a suspensão do movimento.

"Tivemos contato com a prefeitura há 40 dias, e foi pedido que a gente não continuasse com a greve que tínhamos iniciado naquela época. Pediram uma trégua e nós demos até o dia 10 de setembro. Foi o prazo que estipulamos para o pagamento do salário de dezembro. Como não ocorreu, entramos em greve novamente e seguimos até o dia 24 de setembro. Já está terminando o mês, nada de pagamento e também, pelo o que eu soube, não há previsão”, relata. 

F5News procurou a Assessoria de Comunicação do Município de Maruim, que informou que as dificuldades em honrar com o pagamento de salários aconteceram devido ao bloqueio do Fundo de Participações para Municípios (FPM), do Governo Federal. 

“Por irregularidades da gestão anterior, o FPM foi bloqueado e por isso estavam acontecendo atrasos de salários. Como existe uma lei que não permite que determinados recursos sejam destinados para pagamentos de salários de estatutários, tudo depende do FPM”, alega a Comunicação da prefeitura.

No entanto, ainda conforme a Ascom de Maruim, o desbloqueio do FPM aconteceu nesta quarta-feira (29), e por isso, ainda hoje, será pago o salário referente ao mês de dezembro, e até a próxima sexta-feira (1º), serão quitados os débitos relativos a agosto e setembro.

Fonte: F5News