Saiba os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes

Saiba os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes
Para aproveitar a folia com segurança, a Energisa alerta sobre alguns cuidados para evitar acidente com a rede elétrica (Foto: Ascom Energisa)

Neste final de semana, os sergipanos e turistas de todo Brasil vão participar o Pré-Caju que acontece de 3 a 5 de novembro. Para aproveitar a folia com segurança, a Energisa alerta sobre alguns cuidados para evitar acidente com a rede elétrica.

A recomendação é que os foliões evitem arremessar materiais metálicos na rede elétrica, pois podem causar curto-circuito e rompimentos de cabos elétricos. O coordenador de planejamento e qualidade da Energisa em Sergipe, Fabiano Almeida, também orienta que seja evitado jogar líquidos na rede elétrica, a exemplo de spray de espumas.

“É importante redobrar a atenção nesses três dias de festas para não estragar esse momento tão esperado. Recomendamos que nenhum objeto seja jogado na rede elétrica para evitar rompimentos de cabos e choques elétricos”, orienta Fabiano.

Mesmo com as manutenções preventivas, os investimentos realizados e a preparação das equipes, acidentes de trânsito e outras causas externas podem interferir na distribuição de energia. Por isso, a Energisa reforça que a atenção seja redobrada para evitar, por exemplo, colisões em postes. Somente este ano, já foram registradas 207 ocorrências em todo estado, sendo que Aracaju lidera o ranking, em seguida Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória e Itabaiana.

“A gente reforça sobre os cuidados na condução veicular, no sentido de que seja feita com atenção e sem excesso de velocidade. Se bebeu, não dirija. Estamos em um período festas, então os cuidados precisam ser redobrados. Em casos de acidentes, a orientação é que o condutor permaneça no veículo, sempre que possível, e acione o Samu e a Energisa imediatamente”, alerta Fabiano.

Manutenção preventiva

Para o Pré-Caju, foram realizadas inspeções em mais de sete quilômetros. O plano também contemplou a lavagem de 6 mil estruturas, eliminando, principalmente, a poluição natural da maresia, além da execução de mais de 600 serviços, incluindo substituição de conexões, isoladores e cruzetas.

Além das ações preventivas, a Energisa montou um plano especial de atendimento ao Pré-Caju durante os três dias com o monitoramento em tempo real do Pré-Caju por meio do Centro de Operações Integradas da Energisa (COI). O objetivo é garantir a disponibilidade de energia na localidade.

Fonte: Energisa