Saiba como participar do PSS do Programa Primeiro Emprego

Saiba como participar do PSS do Programa Primeiro Emprego
odos os jovens inscritos desde o lançamento do programa, em agosto, farão parte do processo seletivo (Foto: Igor Matias)

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) para ingresso em curso de qualificação profissional prática e teórica por meio de instituições de ensino, está com inscrições abertas.

Todos os jovens inscritos desde o lançamento do programa, em agosto, farão parte do processo seletivo. Para o curso de ‘Programador Full-Stack’, as inscrições podem ser realizadas até este domingo, 29.  Já as inscrições nos demais cursos poderão ser realizadas até o dia 01 de novembro.

São 37 cursos gratuitos programados para serem distribuídos entre a capital Aracaju e, também, nos municípios de Estância, Boquim, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Tobias Barreto.


O processo seletivo está dividido em quatro etapas, sendo a primeira relativa às inscrições on-line no site do Primeiro Emprego. As demais etapas são de seleção dos candidatos conforme critérios estabelecidos em lei, divulgação e entrega de documentação.

O edital está em conformidade com os termos da Lei do Primeiro Emprego nº 9.264/2023 e é destinado para jovens entre 18 e 29 anos sem vínculo formal de trabalho e com formação de nível médio ou técnico. Os jovens selecionados para a qualificação terão acesso a bolsa no valor de R$ 500,00. Ao fim do curso, haverá certificação para aqueles que tiverem aproveitamento de 75%. Confira o edital.

Primeiro Emprego

O programa é uma iniciativa do Governo de Sergipe, intermediada pela Seteem, que visa ampliar a inserção e capacitação de jovens sergipanos no mercado de trabalho. Trata-se de uma jornada de incentivo à qualificação profissional para que estes jovens possam obter suas primeiras experiências no âmbito do trabalho. Com a qualificação, o leque de oportunidades de emprego torna-se maior.

A ação fortalece as políticas públicas da gestão estadual voltadas ao fomento da geração de emprego e renda em Sergipe. Ao fim da jornada de qualificação, cerca de 30% dos jovens devem ter carteira de trabalho assinada pela empresa.

Fonte: Governo de Sergipe