Primeiro volante? Comissão técnica do Corinthians espera por Paulinho goleador
A comissão técnica do Corinthians vê em Paulinho um jogador com chegada à área, que joga sempre pensando em se aproximar do gol. Por isso, está descartada a possibilidade de o camisa 15 atuar como primeiro volante, função a ser disputada por Gabriel, Cantillo e Xavier.
Para Sylvinho, técnico da equipe, é preciso potencializar as características ofensivas do jogador de 33 anos. Por isso, a ideia é tê-lo em uma segunda linha de meio-campo, com liberdade de chegada à frente.
– Quero aproveitar para desmistificar uma situação: não lembro do Paulinho como primeiro volante. É o quinto maior artilheiro na função de segundo volante, a sete gols do Elias. A trajetória dele no ano seguirá sendo de consistência no meio-campo, sustentação e gol. Pisou e está na área. É característica dele. Não pode tirar isso dele. A princípio, não vemos Paulinho como primeiro volante. Ele vai entrar na segunda linha – disse o técnico nesta sexta-feira.
– Não conseguimos vê-lo como primeiro volante. Tem projeção para a frente.
Há quem questione como Sylvinho fará para encaixar Giuliano, Paulinho e Renato Augusto no meio-campo titular. Para isso, no 4-1-4-1 usado pelo técnico, um destes jogadores teria de fazer a função de primeiro volante.
– O Giuliano é um jogador mais posicional, o Renato já fez essa função de primeiro volante comigo. Mas o fato é que nenhum deles é primeiro volante de ofício. Mas tudo bem, o time é como se fosse um organismo vivo, o meia pode virar primeiro volante – completou.
Para essa função, quem começará como titular é Cantillo. O colombiano ainda pode ser substituído por Gabriel ou Xavier. Até Du Queiroz tem chances de atuar como o primeiro volante.
– A tendência é o Cantillo. O Gabriel é primeiro volante de boa sustentação, vigoroso. O Cantillo inicia, e vamos buscar outras alternativas não somente para essa função. Não vemos o Paulinho jogando assim. De repente, um Du Queiroz, marcador, de boa chegada. Ele já fez na base a função de primeiro volante.
Condição física
Para Sylvinho, os jogadores vão se desenvolver conforme a temporada avançar no Corinthians. Isto é, com o decorrer dos jogos, adquirindo ritmo de jogo e ficando cada vez mais à vontade. Com Paulinho não será diferente. O problema é que o volante vem de mais de quatro meses de inatividade.
O camisa 15 do Timão fez seu último jogo oficial em 17 de setembro de 2021, pelo Al-Ahli, clube saudita pelo qual disputou apenas quatro partidas antes de pedir para ser liberado e voltar ao Brasil. Não há lesão, mas sim cuidado.
– A princípio, não tem nada. Está apto, inscrito. Vamos buscar entender em que momento o atleta volta. Ele já deu as coordenadas. Vem de período grande de inatividade. Tem lastro e qualidade. Vamos otimizar os treinos e jogos e o quanto mais pudermos usar, melhor. Mas respeitando o quanto pode performar de forma saudável. Estaremos atentos com a evolução para que possa ir numa crescente. Vamos com cuidado. Com lupa, para otimizar ao máximo – encerrou Sylvinho.
Fonte: Globoesporte.com