Mutirão contra o Aedes aegypti ocorre neste sábado (23) no Jardins
Como ocorre rotineiramente em algumas localidades em Aracaju, neste sábado (23) acontece o mutirão de combate ao Aedes aegypti no bairro Jardins, reforçando o trabalho contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), juntamente com a prefeitura da capital.
Segundo o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, os mutirões são realizados nos bairros com maiores índices de infestação e objetivam eliminar focos nas residências e orientar os moradores.
“Os mutirões são realizados estrategicamente aos sábados, dia em que os moradores estão mais em casa, por conta da folga do trabalho, e com isso podem receber nossos agentes de endemias para que acessem o interior das residências. Isso possibilita que mais pessoas sejam orientadas sobre como impedir a proliferação do mosquito e também que mais pontos de infestação sejam identificados e eliminados”, disse
Intersetorialidade
Para realização deste trabalho, as equipes multidisciplinares, compostas por agentes de endemias e de limpeza pública, visitam os principais pontos do bairro.
“As estratégias realizadas pela SMS na busca de mais saúde pública não diminuem a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa e deve adotar cuidados preventivos à proliferação do mosquito. É fundamental a cooperação da população no sentido de manter uma rotina de manutenção nos locais de potencial infestação, como os depósitos de água ao nível do solo, como lavanderias e tonéis, ou mesmo pneus e vasos de plantas”, diz o gerente.
Jeferson lembra que o Aedes aegypti se desenvolve principalmente em locais com água parada e limpa. Então, é necessário que a população redobre a atenção e evite acúmulos de água, em pneus e vasos, por exemplo, que podem se tornar um possível criadouro do mosquito.
Fonte: Com informações da Agência Aracaju