Governo diz que avalia situação de Itabaiana e não descarta fechamento de parte do comércio que foi aberta durante flexibilização

Governo diz que avalia situação de Itabaiana e não descarta fechamento de parte do comércio que foi aberta durante flexibilização
( Imagem ilustrativa )

O governador Belivaldo Chagas (PSD), em entrevista ao SE1, nesta segunda-feira (6), falou sobre a situação do enfrentamento ao novo coronavírus no estado. Ele destacou a baixa adesão ao isolamento social, e disse que está preocupado com a situação do município de Itabaiana, um dos que possui o maior número de casos da Covid-19 em Sergipe.

“Os números em Itabaiana são números preocupantes. Chegamos a cerca 1.500 casos e quase 30 óbitos, e as pessoas num desrespeito total ao que foi estabelecido nos decretos, ao que está sendo estabelecido pelos protocolos da Secretaria de Estado da Saúde”, disse o governador.

Belivaldo afirmou que está em contato com as autoridades do município para avaliar a situação, e o resultado de um estudo pode fazer com que as medidas sejam endurecidas. “Já determinei que tenhamos a partir de hoje até quinta-feira um estudo completo sobre a situação de Itabaiana e da região. E dependendo do que for apresentando, nós vamos estabelecer novas regras, regras duras. Inclusive, determinando o fechamento de boa parte do comércio que está funcionando hoje no município”, destacou.

O secretário de comunicação da prefeitura, Anderson Cristian, disse que ações estão sendo tomadas pela gestão municipal para o cumprimento dos decreto do governo em relação ao enfrentamento à Covid-19.

Regulação de leitos

Durante a entrevista, Belivaldo Chagas falou sobre a rotina da ocupação de leitos e o que provoca a espera de alguns pacientes por uma vaga. “Temos trabalhado com o setor de regularização para evitar a espera no atendimento. Mas isso às vezes se dá pelo paciente já chegar com um estado mais agravado da doença. Se ele chegar em um estado mais avançado é preciso que a gente tenha um leito de UTI a sua disposição. Mas para tanto é preciso que se faça também o exame para saber se ele tem o vírus ou não. Você não pode pegar o paciente e colocar no leito de UTI sem saber o que ele tem”.

Questionamentos dos MPS

Sobre a transparência na divulgado dos números de leitos para Covid-19 solicitada pelos MPs à Justiça, o governador explicou que o estado trabalha com os números que recebe das redes públicas e privadas e que tudo o que foi questionado pelos MPs será respondido.

Fonte:  G1 SE