AstraZeneca diz que, se pesquisa for retomada, pode saber até o fim do ano se vacina funciona

LONDRES – O executivo-chefe do laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca, Pascal Soriot, disse nesta quinta-feira que a eficiência da vacina contra o coronavírus poderá ser atestada até o fim do ano, caso sejam retomados os testes interrompidos nesta semana em todo o mundo.
A pesquisa foi suspensa após um dos voluntários apresentar uma doença que pode estar rleacionada ao medicamento. O paciente manifestou sintomas neurológicos associados a uma rara inflamação na espinha chamada mielite transversa.
Durante uma teleconferência sobre a vacina, apontada pela OMS como a mais promissora contra a Covid-19, Soriot disse que a interrupção temporária desse tipo de pesquisa é muito comum. A diferença, ressaltou, é que o mundo inteiro está observando.
O CEO informou que a AstraZeneca não tinha conhecimento durantes dos testes. Novos testes são necessários para saber se a mielite transversa já estava presente. Os resultados devem ser analisados por um comitê de segurança independente, que decidirá se a pesquisa pode ser retomada.
Fonte: Reuters