Uefa sugerirá mudança na regra do impedimento após gol polêmico na final da Liga das Nações
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/u/x/eBbqL8SSuLaJR5q9xATQ/2021-10-10t202558z-167946747-up1ehaa1kr7kt-rtrmadp-3-soccer-uefanations-esp-fra-report.jpg)
A final da última edição Liga das Nações foi decidida com um gol polêmico do atacante Mbappé. Representantes da Uefa afirmaram nesta sexta-feira que a entidade pretende sugerir uma atualização na interpretação da regra do impedimento para que episódios semelhantes não venham a ocorrer.
O gol de Mbappé gerou debate por causa da posição dele no momento do passe de Theo Hernández. Ele parecia estar em condição de impedimento, à frente do zagueiro Eric García, mas o lance foi confirmado após revisão do VAR. Pela atual interpretação da regra, como o defensor espanhol tocou na bola, a jogada foi válida.
O diretor de arbitragem da Uefa, Roberto Rossetti, considera que a atual interpretação da lei "parece estar em conflito com o espírito da mesma lei", e não evita que um jogador tire proveito de uma posição em impedimento. A confederação europeia defende que o árbitro Anthony Taylor tomou a decisão correta.
A Uefa acredita que há formas para melhorar a redação da regra de impedimento e adequá-la com maior precisão ao espírito do jogo.
A diretoria de arbitragem da Uefa entrou em contato com a Fifa e a International Board (IFAB), responsáveis pelas regras do futebol, para discutir possíveis soluções. O próximo encontro entre as entidades será no dia 27 de outubro.
Fonte: Globoesporte.com