Toque de recolher passa a valer todos os dias em Sergipe

Toque de recolher passa a valer todos os dias em Sergipe
Toque de recolher continua até o dia 31 em Sergipe (Foto: Arthuro Paganini)

O governador Belivaldo Chagas anunciou na noite desta segunda-feira, 22, que vai ampliar o toque de recolher em Sergipe. Com isso, a medida restritiva passará a valer diariamente: de segunda a quinta-feira, a restrição na circulação de pessoas será das 20h às 5h; na sexta-feira, sábado e domingo, das 18h às 5h.

O objetivo do Governo de Sergipe é limitar ainda mais a circulação de pessoas e a proliferação do novo coronavírus, evitando também o crescimento no número de pessoas infectadas, a ocupação nos hospitais e os óbitos. A medida é válida até o dia 31 de março.

Nos dias da semana (até a quinta-feira) fica mantido, também, o horário final de funcionamento dos estabelecimentos de serviços e comerciais, inclusive lojas de conveniência, até às 18h, e dos supermercados e congêneres até as 19h, de modo a garantir o deslocamento dos seus colaboradores às suas residências. Já na sexta, sábado e domingo, todos, incluindo supermercados e congêneres, devem encerrar as atividades até as 17h.

“A próxima reunião está prevista para uma quarta-feira, dia 31, mas se for necessário convocamos uma reunião extraordinária antes. As medidas adotadas, normalmente, precisam de uns 15 dias para ter um resultado. Mas o que já dá pra perceber é que houve uma redução considerável com relação aos pacientes de trauma na rede de saúde”, explicou Belivaldo, destacando que o toque de recolher realizado na última semana resultou na redução de vítimas de acidentes que chegam ao Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), o que contribui, também, para aliviar a sobrecarga dos profissionais da área”, afirmou Belivaldo.

Óbitos e orientação médica

O governador ressaltou que todos precisam continuar colaborando com as medidas restritivas devido ao alto número de contaminação e óbitos no estado.  “A previsão de óbitos, que foi feita pela UFS, nos leva a possibilidade de que, no dia 3 de abril, a média chegue a 38 óbitos por dia. Que Deus nos ajude que isso não aconteça, mas para isso todos precisam continuar alertas e colaborando. Ontem, nós fechamos 758 pacientes internados e precisamos trabalhar com redução desses números”.

Para reduzir os altos índices de internação e óbitos, Belivaldo pediu, ainda, que a população procure orientação médica assim que identificado os sintomas iniciais da Covid-19, já que muitos pacientes estão chegando às unidades de Saúde já em estado grave por não terem procurado ajuda antes ou morrendo em seus próprios lares.

Demais medidas restritivas

As demais medidas restritivas também continuam em vigor. Orlas, praias, parques e praças esportivas ficarão fechados aos finais de semana. Bares, restaurantes e lanchonetes também não poderão funcionar aos sábados e domingos.

Salões de beleza, barbearias e estabelecimentos de higiene pessoal devem funcionar somente com 30% da capacidade. Aos sábados, domingos e feriados, esses locais continuarão fechados.

Tempos e atividades religiosas só podem funcionar com 30% da capacidade e devem fechar aos finais de semana.

Em relação ao comércio em geral: lojas do centro de Aracaju podem funcionar entre 9h e 17h, porém fechar aos finais de semana. Nos demais bairros de Aracaju, o comércio funciona das 10h às 18h, e também fecha aos finais de semana.

Fonte: Verlane Estácio, Infonet/com informações da ASN