Sala do IML humaniza atendimento das vítimas de violência sexual

Sala do IML humaniza atendimento das vítimas de violência sexual
Equipe atua na escuta qualificada visando obter a confiança das vítimas para que autorizem a realização dos exames periciais.

O Instituto Médico Legal (IML) conta com um local exclusivo para o atendimento especializado e humanizado às vítimas de violência em Sergipe, sejam elas crianças, adolescentes e mulheres. A Sala de Acolhimento é dedicada a oferecer suporte integral, evidenciando a proposta de acolher, escutar e entender as vítimas. Todo o processo multidisciplinar de acolhimento antecede os exames de constatação de violência que são realizados pela Polícia Científica, por meio do IML. Em 2023, o IML atendeu 380 pessoas na Sala de Acolhimento. Neste ano, até o mês de julho, 270 pessoas já foram atendidas.

Para humanizar o atendimento às vítimas, o atendimento é feito em uma perspectiva diferenciada, conforme contextualizou Maria da Purificação, servidora que atua na Sala de Acolhimento do IML. “Nós proporcionamos uma confiança, em um espaço confidencial, onde a vítima irá se sentir à vontade para falar. A gente promove essa estrutura para que a vítima se sinta mais à vontade e permita a realização do exame”, explicou.

Procedimento

A partir da chegada da vítima ao IML, é feito o encaminhamento para a Sala de Acolhimento, assim como explicou Andreia Novais, que também atua na unidade. “Ao tirar a vítima da recepção, estamos cuidando da privacidade dessas vítimas. Nessa sala, oferecemos um atendimento prioritário e ético, estabelecendo um vínculo de sigilo e de confiança”, descreveu.

No procedimento de acolhimento, as profissionais atuam com metodologias de atendimento para que as vítimas tenham confiança. “Para que ela nos traga o máximo de informação possível sobre o ocorrido. Geralmente, as vítimas são encaminhadas à delegacia para cá e não se sentem à vontade. Com a confiança, estabelecemos esse contato onde as vítimas nos contam o que aconteceu”, acrescentou Andreia Novais.

Após obter a confiança das vítimas, as profissionais esclarecem sobre a necessidade da realização dos exames periciais para o andamento das investigações e responsabilização criminal dos agressores, conforme ressaltou Andreia Novais. “A gente explica sobre a realização do exame sexológico e acompanhamos o perito criminal durante o procedimento de constatação do fato”, relatou.

Além da explicação sobre a realização do exame sexológico, a Sala de Acolhimento também atua na contextualização sobre demais exames que podem ser demandados pela perícia. “Se houver suspeita de que a vítima foi drogada, o perito criminal solicita exames de sangue e de urina, e a amostra é encaminhada para o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF)”, complementou Andreia Novais.

Avaliação

O atendimento feito pela Sala de Acolhimento é considerado positivo para a realização dos exames e concretização dos laudos periciais, assim como descreveu Andreia Novais. “As vítimas relatam que conseguem se sentir à vontade e confiar em nós a ponto de relatar tudo o que aconteceu. Isso também tem impacto positivamente nos processos, pois a gente facilita o trabalho da polícia”, avaliou.

As vítimas também saem confiantes e conscientes de que é fundamental a denúncia dos casos de violência doméstica e sexual. “Com isso, as vítimas sabem que estão contribuindo para que outras pessoas não venham a ser vítimas dessa violência. Para reforçar a nossa atuação, estamos também fazendo cursos para preparar mais servidores para continuar humanizando ainda mais o nosso atendimento”, salientou Andreia Novais.

Na Sala de Acolhimento do IML, pessoas que foram vítimas de violência sexual e doméstica são acolhidas e passam por um atendimento qualificado e humanizado que precede a realização dos exames de constatação de agressão. A perspectiva do IML é disponibilizar mais um novo espaço dedicado exclusivamente ao atendimento das vítimas de violência doméstica: a Sala Lilás, que está sendo preparada no Instituto Médico Legal.

Polícia Científica

A Polícia Científica é a instituição responsável pela perícia oficial em Sergipe, atuando com exames e laudos periciais que contribuem para a constatação de crimes como os de violência sexual e doméstica – feitos no IML. Além do Instituto Médico Legal, os institutos de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), de Criminalística (IC) e de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) integram a Polícia Científica. Os laudos periciais emitidos pelas quatro instituições são responsáveis por materializar de forma científica e técnica as provas que são encaminhadas ao Poder Judiciário.

Fonte: Infonet