Passagem: SMTT recebe planilha e analisa se haverá reajuste da tarifa

Apesar de ainda não estipular um prazo, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju confirmou nesta quinta-feira, 13, que já recebeu a tradicional planilha de custo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). O documento foi enviado nesta quarta-feira, 12.
De acordo com a SMTT, a planilha de custos já vem com a proposta de reajuste da tarifa de ônibus da capital e região metropolitana. No momento o órgão de trânsito destacou somente que ainda fará a análise da planilha para decidir se haverá ou não um reajuste no valor cobrado.
Cálculo do reajuste
Segundo o Setransp, o cálculo da tarifa é realizado com base na relação entre despesas totais para prestação do serviço e o volume de passageiros pagantes. O Sindicato defende que é indispensável a obtenção de fontes de subsídio e a desoneração dos principais insumos do transporte para que haja redução do peso dos itens que incidem na tarifa. O Sindicato destaca ainda que as despesas com combustível (incluindo tributação com ICMS), mão-de-obra, peças, óleos, rodagem, impostos e gratuidades também estão inclusas no valor da tarifa do transporte público.
Fonte: João Paulo Schneider/Infonet