Onze supermercados são autuados por vender produtos vencidos
O Procon de Aracaju está realizando desde a semana passada fiscalizações nos supermercados da capital. Mais de 40 estabelecimentos foram inspecionados até a última quinta-feira, 4, e 11 foram autuados por estar comercializando produtos com prazo de validade vencido.
A fiscalização faz parte do cronograma de ações do órgão e o objetivo é verificar se os estabelecimentos estão cumprindo o que manda a legislação. Dentre as situações analisadas, os fiscais verificaram nos supermercados se os produtos estavam precificados, se estavam próprios para consumo, se o preço da prateleira era o mesmo cobrado no caixa e se os estabelecimentos avisavam previamente a diferenciação de preço sob a forma de pagamento.
“O objetivo da fiscalização é verificar o cumprimento da legislação consumerista por parte dos fornecedores desse ramo. Até o momento 40 estabelecimentos foram visitados na capital, sendo 11 autuados em razão de expor a venda produtos com a data de validade vencida”, aponta Igor Lopes, coordenador do Procon Aracaju.
A orientação do Procon é que os consumidores busquem os canais oficiais do órgão para fazer suas reclamações. As denúncias podem ser feitas através do SAC 151 ou do telefone (79) 3179- 6040. “Esses canais funcionam todos os dias úteis das 8h às 13h e é o canal adequado para os consumidores apresentar suas denúncias e buscar orientação”, afirma.
Fonte: Karla Pinheiro/Infonet