Oito UBSs e três pontos de vacinação estarão abertos neste sábado

Oito UBSs e três pontos de vacinação estarão abertos neste sábado
(Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para reforçar a oferta de vacinação ao público geral, abrirá no próximo sábado, 25, oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os pontos de vacinação instalados nos shoppings RioMar, Aracaju Parque e Jardins.

Funcionarão das 7h às 13h, as UBSs: Augusto Franco (Augusto Franco), Ávila Nabuco (Conjunto Medici), Celso Daniel (Santa Maria), José Augusto Barreto (Japãozinho), José Machado (Santos Dumont), Francisco Fonseca (18 do Forte), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo).

“A vacinação nas UBSs, no sábado, será para atualização da caderneta vacinal de toda a população. Qualquer pessoa residente em Aracaju terá acesso à vacinação contra a covid-19, para primeira dose, segunda dose ou ainda a dose de reforço com a bivalente. Nesta ação, também será ofertada a vacinação de rotina”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Vacinação nos Shoppings

Os pontos de vacinação instalados nos três shoppings seguem funcionando das 10h às 16h. “A vacinação nestes pontos é uma das estratégias adotadas pela Prefeitura de Aracaju para facilitar o acesso aos usuários. Cabe salientar que nos shoppings não é ofertada a vacina Pfizer baby para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias”, enfatiza a coordenadora.

Vacinação covid-19 e poliomielite

A vacina contra a covid-19 estará disponível nos shoppings para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade, as quais precisem iniciar, continuar ou completar o esquema vacinal, inclusive para quem já está apto a tomar o reforço bivalente, a exemplo dos profissionais que atuam na área da saúde.

“Para ter acesso à vacinação em qualquer um dos pontos, o profissional de saúde deve estar munido de RG, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina. A comprovação da profissão deve ser feita com contracheque ou documento de conselho de classe, por exemplo. A vacina bivalente é recomendada como dose de reforço para quem foi imunizado com, pelo menos, duas doses da vacina contra a covid-19. Para isso, a pessoa tem que ter tomado a última vacina há quatro meses. O imunizante bivalente protege contra o vírus original e suas variantes, incluindo a Ômicron”, enfatiza Larissa Ribeiro.

A SMS mantém o trabalho de imunização da poliomielite ativo enquanto houver estoque na rede. Crianças de 1 ano a menores de 5 anos podem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já as menores de 1 ano de idade, a vacinação segue de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Documentos

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável) e cartão de vacina.

Fonte: AAN