Oito UBSs abrem neste sábado para vacinação contra a Covid-19

Oito UBSs abrem neste sábado para vacinação contra a Covid-19
UBSs ficam abertas até às 16h (Foto: Ascom/SMS)

Oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju estão funcionando durante este sábado, 11, para a vacinação contra a Covid-19 e também ofertando atendimentos voltados à saúde da mulher, como exames e testes rápidos.

Das 8h às 16h, estarão funcionando as UBSs: Augusto Franco, Celso Daniel, Ávila Nabuco, Fernando Sampaio, Dona Jovem, Eunice Barboza, João Oliveira Sobral e José Calumby.

A campanha de imunização contra a Covid-19 ocorre para as pessoas que ainda não se vacinaram e estão aptas e também para quem já pode receber a dose de reforço (idosos, profissionais de saúde e população em geral 18+, com data de segunda dose até 7 de agosto).

Vacinação no sábado

1ª dose

Adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que ainda não se vacinaram, podem receber sua primeira dose.

Repescagem

A população adulta, a partir dos 18 anos (incluindo gestantes, puérperas e lactantes), que perdeu o prazo para receber sua primeira dose, também pode buscar as Unidades.

D2 AstraZeneca e CoronaVac

As pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose de AstraZeneca e CoronVac também podem ir as Unidades.

Segunda dose Pfizer

Aqueles que foram vacinados com a primeira da  Pfizer há mais de 21 dias, podem antecipar sua aplicação.

Dose de reforço

Toda a população 18+ que tomou a segunda dose até 7 de agosto, imunossuprimidos 18+ com D2 recebida há 28 dias, e profissionais de saúde vacinados também com a segunda dose até 7 de agosto, estão aptos a receber a dose de reforço.

Atendimento as mulheres

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, essas ações aos sábados são ferramentas importantes na conscientização acerca da necessidade de cuidar da saúde feminina, o que acaba sendo também uma questão de saúde pública.

“Muitas das ações realizadas aos sábados já são de rotina nas Unidades, mas nem sempre a mulher tem oportunidade de buscar o serviço na semana. Quando o câncer é detectado, fazemos todo o encaminhamento para as unidades de alta complexidade, gerenciadas pelo Estado”, enfatiza.

Fonte: Milton Filho e Aisla Vasconcelos, Infonet
com informações da Secretaria Municipal de Saúde