Nova CNH não terá alteração de valor em Sergipe; saiba o que muda
Nesta quarta-feira (1º), entrou em vigor o novo modelo da carteira nacional de habilitação (CNH). As mudanças já eram previstas desde dezembro de 2021 e serão implementadas gradualmente. Em Sergipe, os documentos emitidos a partir de hoje seguirão as novas normas.
Marcello Casal/ Agência BrasilMarcello Casal/ Agência Brasil
O novo modelo segue a resolução n° 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A modificação visa ampliar segurança, uma vez que possui mais elementos gráficos que ajudarão a identificar falsificações, além de trazer novas informações, como nome social e filiação socioafetiva do condutor.
Segundo o gerente do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) em Sergipe, Ricardo Ribeiro, já é possível incluir o nome social no documento. “A partir de 1º de junho, a pessoa que desejar incluir o nome social poderá fazê-lo em todos os serviços que importam em emissão da CNH ou agendar o serviço criado para este fim. As CNHs das pessoas que incluírem o nome social conterá apenas este nome impresso e a consulta ao nome civil será possível com a leitura do QRCode”, relatou Ricardo.
A inclusão do nome social na habilitação no Brasil é uma importante alteração, uma vez que a CNH era o único documento de identidade que não possibilitava o exercício desse direito para as pessoas Trans e Travestis.
Os valores nas taxas de emissão não serão alterados. Também será possível a inclusão da filiação socioafetiva em todos os serviços, com emissão da carteira de habilitação ou agendando o serviço no atendimento do órgão.
Além disso, não há necessidade de troca imediata, o processo de mudança será realizado gradualmente.
Fonte:F5 News