MEC abre 20 mil vagas para curso de Alfabetização Baseada na Ciência

MEC abre 20 mil vagas para curso de Alfabetização Baseada na Ciência
Anteriormente 180 mil vagas haviam sido preenchidas, somando 200 mil oportunidades ofertadas (Foto: Educa Mais Brasil)

O Ministério da Educação (MEC), através da plataforma Avamec, abriu 20 mil novas oportunidades no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). A capacitação é destinada aos profissionais da educação que trabalhem na alfabetização e estudantes de licenciatura.

Interessados devem se inscrever através do site. As aulas acontecerão através da plataforma da autarquia. Os participantes que se inscreverem a partir de agora terão acesso a todo o conteúdo já oferecido pelo curso, que tem carga de 180 horas.

O curso é dividido em cinco partes e tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores sobre o ensino da educação básica para crianças nos primeiros anos de escolaridade no país. A formação pretende, ainda, identificar as necessidades de formação dos professores no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita, para assim promover as práticas de alfabetização no Brasil.

O Curso ABC é a segunda formação mais procurada do Avamec: 3,6 milhões de visitas e integra o Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores-Alfabetizadores, do Programa Tempo de Aprender. Mais de 180 mil vagas já foram preenchidas.

A capacitação é resultado da cooperação internacional entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf), e as instituições portuguesas Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
* Com informações do MEC