Aracaju vacina hoje profissionais da educação e do transporte público

Aracaju vacina hoje profissionais da educação e do transporte público
Os trabalhadores da Educação e os profissionais do transporte público deverão realizar um cadastro no site da Prefeitura (Foto: SES)

Inicia nesta segunda-feira, 24, a vacinação contra a covid-19 dos trabalhadores da educação e dos profissionais do transporte público. Além disso, será iniciada mais uma etapa da vacinação das pessoas com deficiência permanente grave.

Nesta primeira fase dos profissionais da Educação, receberão a vacina aqueles que atuam em creches, pré-escolas e no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 40 e 59 anos. Para imunização destes trabalhadores, a Secretaria Municipal da Saúde estabeleceu um cronograma, por idade. Nesta segunda-feira, 24, serão vacinados os trabalhadores de 55 a 59 anos. Na terça-feira, 25, será a vez daqueles que têm  de 50 a 54 anos. Já na quarta-feira, 26, recebem a imunização os profissionais de 45 a 49 anos. Na quinta e sexta-feira,  dias 27 e 28, serão  vacinados trabalhadores da Educação de 40 a 44 anos, de forma escalonada. Na quinta, os nascidos entre janeiro e junho; na sexta, os nascidos entre julho e dezembro.

Da mesma forma acontecerá com os profissionais do transporte público. Nesta fase, serão vacinados os que estão na faixa etária de 40 a 59 anos. Na segunda-feira será a imunização de motoristas e cobradores de 55 a 59 anos. Na terça-feira, serão vacinados os que têm de 50 a 54 anos, e na quarta-feira, 26, os trabalhadores de 45 a 49 anos. Já na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, recebem a vacina os motoristas e cobradores de 40 a 44 anos.

Cadastro

Os trabalhadores da Educação e os profissionais do transporte público deverão realizar um cadastro no site da Prefeitura, no portal “VacinAju“. Deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vínculo com a instituição ou empresa na qual trabalha. Após o cadastro, eles receberão um código autorizativo e poderão receber a primeira dose do imunizante no drive-thru localizado dentro do Parque da Sementeira, e em duas Unidades Básicas de Saúde: a UBS Adel Nunes (no bairro América), e a UBS Hugo Gurgel (no bairro Coroa do Meio).

Deficiente permanente grave

Já as pessoas com deficiência permanente grave (auditiva, motora, visual e mental) de 59 anos – que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – poderão ser imunizadas no drive-thru, com apresentação do código de validação, ou em dez pontos fixos, com apresentação de relatório médico comprovando a deficiência grave. São eles: UBS João Augusto Barreto (bairro Japãozinho); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo); UBS Adel Nunes (bairro América); CRAS João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana); UBS Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio); UBS Cândida Alves (rua São João); e UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos).

Comorbidades

Ao mesmo tempo em que vacina o novo público priorizado, a Prefeitura dará continuidade à imunização das pessoas com comorbidades acima de 18 anos que ainda não receberam a 1ª dose. Elas poderão se vacinar no posto itinerante da Sementeira, com apresentação do código autorizativo, ou em um dos dez pontos fixos. Os cidadão que fazem parte do grupo de comorbidades também terão como opção o auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, com código de validação.

Gestantes e puérperas acima de 18 anos, com comorbidades, continuam recebendo a imunização na Escola Municipal Presidente Vargas, ou na UBS Dona Sinhazinha, no bairro Grageru. Em ambos os casos é necessário apresentar relatório médico, constando a comorbidade e especificando a situação gravídica.

Fonte: Com informações da AAN