MC Gui e influencers são flagrados em praia fechada no litoral de SP e revoltam moradores

MC Gui e influencers são flagrados em praia fechada no litoral de SP e revoltam moradores
MC postou que estava na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, SP — Foto: Reprodução/Instagram

O funkeiro MC Gui e diversos influenciadores digitais gravaram vídeos e foram flagrados por testemunhas em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo, no primeiro fim de semana em que o município adotou ações ainda mais restritivas para conter a pandemia. A situação gerou revolta entre moradores, que repercutiram o caso nas redes sociais. A prefeitura reiterou que a presença do grupo não estava permitida no local.

As medidas mais restritivas, definidas como 'lockdown' por todos os prefeitos da Baixada Santista, buscam conter a transmissão da Covid-19. Entretanto, o acesso às praias e parques já estava proibido pelo estado por conta do avanço da doença. Mesmo assim, neste domingo (28), o cantor, os influenciadores Vivi, Jon Vlogs, Beatriz Michelle e Belle Kaffer, além do produtor Walace Moretti, gravaram vídeos e tiraram fotos em uma praia do município.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o grupo na praia, sem máscaras. Em um vídeo, é possível ver, pelo menos, dez pessoas na área de praia (veja acima). "Ninguém imagina o que nós passamos para chegar até as pedras para gravar com o pôr do sol", legendou o produtor. Em outra foto tirada no município, ele disse, na legenda, que a equipe gravava um videoclipe.

O caso gerou revolta entre moradores que flagraram o grupo. A operadora de direito Gabriela Pinto, de 33 anos, afirma que estava na frente de casa, recebendo uma entrega, quando viu todos passando em direção à praia.

"Moro bem em frente à praia, então, vi o momento em que passaram. Depois disso, vi várias manifestações no Facebook pedindo respeito, porque estamos vivendo em uma pandemia, e eles estavam fazendo aglomeração na praia. Tinha stories deles fazendo aglomeração, mas quando começou a repercutir, eles começaram a excluir", conta.

De acordo com a moradora, após também se revoltar e fazer comentários repudiando a presença deles na praia, ela foi bloqueada por algum dos influenciadores.

"Minha irmã e outras amigas também foram bloqueadas. E a nossa maior preocupação é que, além de estarmos em plena pandemia, e em lockdown, em Bertioga, só temos dez leitos de UTI, que só foram criados para a pandemia. A gente também está em isolamento, nós também gostaríamos de estar na praia, mas estamos nos privando pela coletividade. Então, não achamos justo que eles fossem para a praia sem máscara, diante de tudo que está acontecendo", destaca.

A assistente jurídica Gabrielle Teles, de 22 anos, afirma que a situação também a revoltou. "Eu seguia a Belle Kaffer, e apareceu que ela estava em Bertioga. Quando entrei para ver, ela começou a postar coisas na praia, e achei estranho, porque a praia está fechada. Entrei, então, no perfil da Vivi, e ela tinha postado uma foto na praia, também, e marcado que estava na Riviera de São Lourenço. Comecei a olhar os stories de todos eles, e ver várias coisas na praia. Comecei a ficar revoltada", relembra.

A jovem afirma que passou a comentar nas postagens do MC e dos influencers, afirmando que aquilo era errado, e que deveriam voltar para casa. "Não era certo o que estavam fazendo. Eles são influencers, precisam ter empatia, se for para influenciar, que seja por uma coisa boa. Se a gente não pode ir para a praia da cidade que a gente mora, não pode trabalhar, estudar, o que dá o direto a eles de virem de fora e irem na praia? E ainda sem máscara. A galera, porque tem dinheiro, acha que pode vir na nossa cidade e fazer o que querem, e nem se comoverem", destaca.

Após fazer os comentários e postar vídeos os marcando nas redes sociais, Gabrielle afirma que também foi bloqueada pela maioria. "Eles simplesmente me ignoraram, e a maioria me bloqueou. Em um dos vídeos que fiz, ainda perguntei se eles fariam um vídeo pedindo desculpas para a população de Bertioga", afirma.

Recentemente, MC Gui foi flagrado em um cassino de luxo na Zona de Sul São Paulo, onde havia mais de 150 pessoas, e irá responder na Justiça por crime contra a saúde pública, por participar da aglomeração no estabelecimento.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga informa que qualquer evento nas praias, seja ele artístico, cultural ou esportivo, deve ter autorização prévia emitida pela prefeitura.

A pasta informa que não recebeu solicitação de autorização para possível gravação de clipe na praia, e que autorizações dessa natureza não estão sendo concedidas, em razão da proibição de atividades nas praias durante a fase emergencial do Plano São Paulo e o período de lockdown na Baixada Santista.

A Prefeitura de Bertioga reitera que permanecem proibidas atividades individuais ou coletivas nas praias, incluindo faixa de areia, calçadões, jardins e mar. A proibição também vale para rios, cachoeiras e trilhas turísticas. Para garantir o cumprimento do decreto municipal, a administração afirma que está intensificando as ações de fiscalização nas praias, mas conta com a colaboração da população. Denúncias podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Municipal.

A prefeitura tem realizado barreiras no município para impedir a entrada de turistas. Os bloqueios, que controlam o acesso à cidade, acontecem na Avenida Dezenove de Maio, na Rua Waldemar Costa Filho e na Avenida da Riviera, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas. Essa fiscalização acontece até 4 de abril.

Segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (29), o Hospital de Bertioga havia atingido 100% de ocupação nos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. Além destes pacientes, há outros 15 moradores internados em UTIs de outras cidades.

Posicionamento

A assessoria de imprensa da Ciclone Produtora, responsável por MC Gui, Beatriz Michelle e Belle Kaffer, influenciadores que apareceram nas fotos, informou ao G1 que o clipe foi gravado na residência do cantor, localizada no município. "Não gravamos na praia, e sim, na sua própria casa de praia, e seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde [OMS]", disse a assessoria.

Questionada sobre as fotos na praia, e se a casa mencionada dá acesso à faixa de areia, a assessoria não se manifestou. Por último, informou que havia apenas quatro pessoas na gravação.

Em contato com o G1, a assessoria de Vivi informou que a influencer não tinha vínculo com a produção artística, e que estava na cidade apenas para acompanhar o namorado. Ainda de acordo com a assessoria, a jovem não tinha ciência da extensão do lockdown na região, e que as praias estavam com acesso totalmente proibido. A assessoria afirma que não houve maldade ou interesse de burlar qualquer regra, e que na maior parte do tempo ela ficou em casa.

Walace e Jon Vlogs não se posicionaram sobre o ocorrido até a última atualização desta reportagem.

Fonte:  Isabella Lima e Leticia Gomes, G1 Santos