Martinho da Vila recebe título de doutor honoris causa da UFS
O cantor, compositor e pesquisador musical Martinho José Ferreira, o célebre Martinho da Vila, recebeu na noite dessa quarta-feira (23) o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em reconhecimento à contribuição do artista nas relações internacionais entre Brasil e África.
A cerimônia foi realizada no auditório da Didática 7, no Campus de São Cristóvão, durante a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos da Unesco. Esse foi o terceiro título de doutor honoris causa recebido pelo artista de 85 anos, anteriormente ele há havia sido homenageado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Faculdade Zumbi dos Palmares.
Intelectuais, discentes, autoridades sergipanas e membros da Unesco lotaram o auditório. Emocionado, Martinho da Vila destacou o sentimento de receber o título e a homenagem pela UFS.
"Os dois títulos anteriores muito me sensibilizaram, mas consegui dominar as emoções. Entretanto, confesso que esta honraria está fazendo meu coração pulsar mais forte. Meu nervosismo está aparente e eu não fico nervoso nunca, mas eu consigo segurar a bola. O que acontece nesta cidade histórica, terra de Tobias Barreto, filósofo, escritor e jurista, patrono da cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras. Sergipe nos deu outros intelectuais e mulheres marcantes", declarou Martinho durante seu discurso.
O título de doutor honoris causa é concedido a personalidades que se destacam pelo saber, seja pela atuação em prol da Filosofia, Ciências, Técnica, Artes e Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.O professor de Relações Internacionais da UFS e organizador do evento, Geraldo Campos, afirmou durante seu discurso o porquê da escolha de Martinho da Vila para receber a honraria.
"O título deve ser considerado como justo reconhecimento público por parte de nossa Universidade da força e singularidade da nossa trajetória desse grande artista, intelectual e diplomata afrodiáspórico brasileiro. O título honoris causa proposto pelo curso de Relações Internacionais tem o sentido de destacar os aportes de Martinho da Vila para o campo diplomático brasileiro. O encontro entre teoria e prática, afirmando como forma de homenagem sua profunda contribuição para interações entre povos e culturas, sobretudo os mais diversos povos negros", salientou Geraldo.
A programação dessa quarta na 1ª Conferência Internacional Arab Latinos da Unesco, além de entregue o título a Martinho, contou ainda com uma roda de conversa com o artista, apresentações culturais de Sergipe - com a presença dos bacamarteiros - e por fim, uma roda de samba. O evento será encerrado nesta quinta (24), confira a programação aqui.
Fonte: Emerson Esteves / F5 News