Fim de ano deve ter maior número de vagas temporárias desde 2013
Com as festas do fim do ano chegando a estimativa é de que 108,5 mil vagas temporárias sejam abertas em todo o Brasil. O ano de 2023 será o maior número de contrações de trabalhadores temporários nos últimos dez anos, a estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Esse número representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando foram 97,9 mil contratações. Se confirmada a expectativa, esse contingente de mão de obra será o maior desde 2013, quando 115,5 mil pessoas ocuparam vagas temporárias.
Usando como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a CNC afirma que o segmento de hiper e supermercados é o que mais deve contratar temporários, abrindo 45,47 mil vagas, seguido por vestuário e calçado, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.
Apesar de hiper e supermercados concentrarem a maior parte das vagas, é o segmento de vestuário que mais é beneficiado proporcionalmente pelo Natal. Enquanto o faturamento nos mercados cresce 34% entre novembro e dezembro, nas lojas de vestuário o salto é de 90%.
O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.605. Sem contar a inflação acumulada, esse valor fica 1% acima na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a remuneração média ficou em R$ 1.596.
Fonte: Agência Brasil