Fim de ano deve ter maior número de vagas temporárias desde 2013

Fim de ano deve ter maior número de vagas temporárias desde 2013
Imagem ilustrativa

Com as festas do fim do ano chegando a estimativa é de que 108,5 mil vagas temporárias sejam abertas em todo o Brasil. O ano de 2023 será o maior número de contrações de trabalhadores temporários nos últimos dez anos, a estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esse número representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando foram 97,9 mil contratações. Se confirmada a expectativa, esse contingente de mão de obra será o maior desde 2013, quando 115,5 mil pessoas ocuparam vagas temporárias.   

Usando como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a CNC afirma que o segmento de hiper e supermercados é o que mais deve contratar temporários, abrindo 45,47 mil vagas, seguido por vestuário e calçado, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas. 

Apesar de hiper e supermercados concentrarem a maior parte das vagas, é o segmento de vestuário que mais é beneficiado proporcionalmente pelo Natal. Enquanto o faturamento nos mercados cresce 34% entre novembro e dezembro, nas lojas de vestuário o salto é de 90%. 

O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.605. Sem contar a inflação acumulada, esse valor fica 1% acima na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a remuneração média ficou em R$ 1.596.

Fonte: Agência Brasil