Enem: saiba quais critérios e como pedir a reaplicação das provas
O participante do Enem 2021 já pode pedir a reaplicação das provas. O prazo começou nesta segunda-feira, 29, e vai até a sexta-feira, dia 3 de dezembro. O pedido vale tanto para quem perdeu o primeiro, o segundo ou os dois dias de aplicação do exame. A reaplicação será confirmada por meio da página do participante.
Critérios
Quem tem direito?
Participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas.
Como solicitar?
No caso de doenças infectocontagiosas, inserir documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação reaplicação.
Onde?
Página do Participante do Enem
Reaplicação das provas?
9 e 16 de janeiro de 2022
Regras para solicitar reaplicação
O participante deve inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a doença. A documentação deve ser em formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB, e deve constar:
▪ nome completo do participante;
▪ diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10);
▪ assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por
Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites,
varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem,
sarampo, rubéola, varicela e COVID-19.
Abstenção no segundo dia
Segundo o balanço do Ministério da Educação, em Sergipe cerca de 12.471 participantes não compareceram ao segundo dia de provas – o que corresponde ao total de 25,9% de abstenções. Já 35.736 candidatos marcaram presença na segunda etapa – o que corresponde a 74,1%.
Fonte: João Paulo Schneider /Infonet