Com desistência do Salgueiro, Itabaiana pode disputar o Nordestão
O Itabaiana tem possibilidade de disputar a Copa do Nordeste, prevista para começar ainda neste mês. Após derrota para o Santa Cruz na Pré-Copa do Nordeste, na terça-feira, 2, o Tremendão foi surpreendido pelo pedido de desligamento do Salgueiro Esporte Clube da competição nesta semana.
Com a desistência da vaga, houve rumores de qual clube seria contemplado com o acesso ao Nordestão, tendo a possibilidade também de Náutico-PE e Globo-RN preencherem o espaço vazio no certame.
Por telefone, o presidente do Itabaiana, Wilson Galego, disse ao Portal Infonet que o clube está garantido na competição que sorteará os grupos hoje. “O Itabaiana desde ontem juntamente com o (departamento) jurídico e o presidente da FSF, Milton Dantas, tomou todas as providências e até o momento o Itabaiana está na chave de grupos”, declarou o dirigente tricolor.
O ofício foi entregue pelo Salgueiro no mesmo dia da partida entre o Itabaiana e o Santa Cruz, quando o Tricolor da Serra foi desqualificado. Apesar disso, caso a vaga fosse ofertada para um time pernambucano, o Santa Cruz teria direito antes mesmo do Náutico, devido ao ranking da Confederação Brasileira de Desportos (CBF). “O Itabaiana tem fontes de que a Confederação confirmou o Itabaiana na Copa do Nordeste. Mas só vamos tirar essa dúvida na hora do sorteio. Mas o Itabaiana tem garantia juridicamente de que está na fase de grupos”, disse Wilson.
Presidente do Confiança se posiciona
Por meio de uma rede social, o presidente do Confiança, Hyago França demonstrou indignação com a saída do Salgueiro, que também abdicou de jogar a Copa do Brasil, alegando dificuldades financeiras. “Uma vergonha para a história do Salgueiro e do futebol, como um clube abre mão de duas importantes competições e com grande importância financeira para qualquer clube?! O que tem por trás disso? Não podemos tolerar mais isso no futebol!”, escreveu Hyago. “O que é de se estranhar, que o Salgueiro tem condições de jogar o estadual e não tem condições de jogar a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste?! Que são financeiramente duas importantes competições”, completou.
Com uma possível entrada do Náutico na fase de grupos, a divisão de cotas financeiras da competição poderá estar comprometida para o Confiança. O clube azulino que faz parte da chave 3, tem direito a receber R$ 1,290 mi para disputar a competição, mas com a possibilidade de vaga para o time de Pernambuco, a cota pode acabar sendo reduzida para R$ 640.000, devido ao ranking da CBF.
Fonte: Milton Filho e Aisla Vasconcelos/Infonet