Chips 5G da MediaTek devem ser vendidos em breve no mercado global

Chips 5G da MediaTek devem ser vendidos em breve no mercado global

Buscando conquistar espaço no mercado de processadores de smartphones, a MediaTek deve anunciar "em breve" o início das vendas de chips SoC (System on a Chip) com 5G fora do comércio chinês. A companhia taiwanesa espera concretizar as exportações de sua linha Dimensity até o final de 2020.

Durante a divulgação dos balanços do 2º trimestre, a empresa já projetava a expansão de seus produtos — que hoje, são restritos ao mercado chinês. "Nossa remessa de smartphones 5G para regiões além da China começará no terceiro trimestre", divulgou a companhia.

A medida busca acirrar o mercado de processadores para celulares, que atualmente é dominado pela Qualcomm, com sua linha Snapdragon. Embora os modelos da Dimensity disponham dos mais recentes núcleos ARM, de CPUs avançadas e de tecnologia 5G, a limitação territorial das vendas impedia que a marca se tornasse mais conhecida mundo afora.

Modelos como o Dimensity 800, Dimensity 820, Dimensity 1000+, e o recém lançado Dimensity 720 são esperados pelos entusiastas de celulares. A MediaTek, no entanto, não revelou mais informações sobre quais SoCs Dimensity serão disponibilizados.

A lista de smartphones que contam com os chips da MediaTek inclui o iQOO Z1 (com o Dimensity 1000+), Oppo Reno 3 5G (equipado com o Dimensity 1000L), Redmi 10 X series (dotado do Dimensity 820), além do ZTE Axon 11 SE, Honor Play 4 series e o Honor X10 Max, que contam com o Dimensity 800.

6G à vista

Aliado ao plano de expansão de seu comércio, a MediaTek larga na frente no quesito inovação. A companhia — que possui notoriedade no mercado de chips 5G — já está desenvolvendo SoCs com tecnologia 6G.

Os planos são de longo prazo: estima-se que os chips 6G sejam comercializados em meados de 2028 ou 2030.

Fato é, que a MediaTek planeja o aprimoramento de seus produtos e já chama a atenção de gigantes como a Nokia, interessada na tecnologia.


Fonte: XDA-Developers