Carro da vacina passa pelas ruas de cidade no Piauí em busca de pessoas que não se vacinaram contra Covid-19

Carro da vacina passa pelas ruas de cidade no Piauí em busca de pessoas que não se vacinaram contra Covid-19
População se vacina em "carro da vacina" na cidade de Campo Grande do Piauí — Foto: ASCOM Prefeitura de Campo Grande do Piauí

Profissionais de saúde de Campo Grande do Piauí, 362 km ao Sul de Teresina, resolveram inovar na busca ativa da população que não se vacinou contra Covid-19 na região. Um carro de som convocava os moradores a comparecer ao "carro da vacina", uma ambulância equipada e estruturada para vacinar as pessoas na porta de casa.

De acordo com o enfermeiro e coordenador de imunização da cidade, Dayro Coutinho, a ideia surgiu após a equipe detectar uma evasão do público no retorno aos postos para segunda dose, principalmente no público de 12 a 24 anos.

"No decorrer da campanha, percebemos através dos relatórios vacinais que a população entre 12 e 24 anos estava tendo uma grande evasão na segunda dose. Realizamos inúmeras chamadas, busca ativa nas unidades de saúde, mesmo assim os números continuavam nos preocupando", contou Dayro.

Após a baixa adesão mesmo com a busca ativa, a equipe resolveu inovar com a vacinação de porta em porta. A ambulância da cidade foi equipada e decorada, e acompanhada por um carro de som, percorreu as principais vias da cidade das 17h as 23h.

Ainda segundo Dayro, a ação, cuja meta era vacinar o maior número de pessoas possível, teve uma boa receptividade por parte da população.

"A população literalmente abraçou a causa, era visível o sentimento de alegria em ver a nossa ação, pois aproximou a vacina de pessoas acamadas, que não tinham disponibilidade de transporte, e sem falar que foi um momento de muita interação", declarou Dayro.

O coordenador informou que após o sucesso da primeira campanha, a ação vai continuar pelas comunidades da zona rural, visando democratizar ainda mais o acesso à vacina contra Covid-19 para população local.

"Será uma espécie de campanha essa estratégia. Fizemos na zona urbana e vamos estender para zona rural, comunidades com número populacional considerável", explicou.

Fonte: Layza Mourão*, G1 PI