Bastidores - 2024: Márcio já tem aval de Lula para articular candidatura de Eliane em Aracaju
Dos nomes disponíveis entre as principais lideranças do partido, Eliane Aquino é, sem dúvidas, o mais forte para a disputa da Prefeitura de Aracaju. As pesquisas de consumo interno e as já publicadas mostram isso. Em 2022 ela foi a mais votada na capital para Câmara Federal, quando obteve 28285 votos. Se fizermos memória, Eliane poderia ter sido candidata em 2016, mas recuou e decidiu levar o PT para o palanque de Edvaldo, de quem foi vice. Em 2020, voltou a ser lembrada, era mais uma vez o melhor nome nas pesquisas, mas cedeu a vez para Márcio Macedo.
Agora, parece que a história será diferente. Bastidores recebeu informações de uma fonte segura. Márcio Macedo entrará ‘de cabeça’ na articulação e construirá a candidatura de Eliane Aquino. Para isso, ele já tem o aval de Lula e da direção nacional do PT.
Como passos no planejamento, um grande ato deve ser feito até dezembro, dando sinalizações da decisão. Até lá, Marcio deverá iniciar conversas internas para convencer tendências e suas lideranças. Robson Viana, que esteve em Brasília esta semana, terá o papel de articular a pré-campanha nos bairros.
Até o início de 2024, Márcio pode trazer Lula mais uma vez a Sergipe para lançar definitivamente a candidatura de Eliane. A desincompatibilização de Eliane da função que ocupa no Ministério do Desenvolvimento Social só deve ser feita em abril, prazo limite.
A pergunta que fica é: com todas as pré-candidaturas já nas ruas, como se dará a construção do nome de Eliane, que atualmente mora em Brasília?
Fonte: Narcizo Machado/Fanf1