Aracaju tem alerta de chuvas prorrogado por mais 48 horas
O alerta de chuvas fortes em Aracaju foi prorrogado por mais 48 horas pela Defesa Civil. O primeiro aviso foi emitido no último sábado e, com o acumulado de 98 milímetros de chuva a capital alcança a média histórica do mês de agosto.
Durante o alerta, a população deve redobrar a atenção em áreas de risco, e em situações de inclinação de árvores e postes, especialmente em regiões de encostas, aparecimento de rachaduras ou afundamento de solo nas residências e acionar a Defesa Civil pelo número 199, caso alguma situação de possível risco seja identificada.
De acordo com a Defesa Civil, 14 ocorrências foram registradas durante esse período, entre elas, quatro relacionadas a deslizamentos de terra, nos Bairros Porto Dantas, Cidade Nova e Dom Luciano. Além de um risco de deslizamento no Bairro Porto Dantas. Em nenhuma das situações houve impacto severo ou pessoas atingidas.
A Defesa Civil avaliou ainda a estrutura de um estabelecimento comercial, no Bairro Siqueira Campos, onde ocorreu colapso de cobertura, e atendeu mais quatro avaliações de risco estrutural nos bairros Santos Dumont ,18 do Forte e Robalo.
Também foram atendidas duas solicitações referentes a alagamentos, nos bairros Santa Maria, 13 de Julho e Porto Dantas; e uma queda de árvore no Bairro Lamarão, em ambas foi acionada a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para desobstrução do sistema de drenagem, e a Empresa Municipal de Serviço Urbanos, para limpeza e recolhimento de árvore.
"Não houve danos significativos e nenhuma pessoa ficou desabrigada ou desalojada na cidade, até o momento, assim como não foram registradas inundações ou transbordamento de canais, o que reflete os resultados das ações preventivas somadas à incidência de chuvas bem distribuídas", disse o secretário da Defesa Social e da Cidadania, coronel Silvio Prado.
Serviço
É possível receber os alertas no celular enviando um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
Fonte: G1 SE