Aracaju disponibiliza unidades para síndrome gripal; veja quais são
Por conta da alta procura por atendimentos de síndrome gripal nos hospitais municipais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta quinta-feira, 23, que abrirá unidades de síndrome gripal a partir desta sexta, sábado e domingo, a fim de ofertar melhor atendimento aos usuários. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Augusto Franco e Cândida Alves funcionarão das 7h às 19 h nesses dias.
Ainda segundo a SMS, os hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, com funcionamento diário e 24 horas, seguem referência para os pacientes residentes em Aracaju que necessitam de maior observação com realização de exames para avaliação dos casos e posterior seguimento.
“A partir de segunda, dia 27, todas as 45 Unidades Básicas de Saúde terão condições de atendimento para síndromes gripais. A medida faz parte do Plano de Contingência, apresentado nesta terça-feira, dia 21”, diz a pasta da Saúde.
Medidas preventivas
Outra medida para mapeamento e controle de circulação da Influenza A, subtipo H3N2, é formulário de atendimento para pacientes com sintomas gripais. A SMS oficializará nesta quinta-feira, 23, hospitais da rede privada sobre documento.
“Diante da instabilidade do e-SUS, sistema que gerencia informações dos pacientes, estaremos comunicando aos hospitais privados a necessidade de preencher um formulário de atendimento de todo paciente com síndrome gripal para que tenhamos controle da rede privada”, disse a secretária de saúde de Aracaju Waneska Barboza.
Nesta quarta-feira, 22, o hospital Fernando Franco registrou 299 atendimentos de síndrome gripal e 149 clínicos. Já o Nestor Piva, 303, entre clínicos e gripais.
Casos
Até o momento, Aracaju registrou um caso de Influenza H3N2.
Fonte: João Paulo Schneider, Infonet
Com informações da SMS