Aracaju antecipa vacinação contra influenza para quarta-feira, 5
A vacina contra a gripe (influenza) estará disponível a partir desta quarta-feira, 5, em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos três shoppings da capital. A ação faz parte da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 31 de maio.
Nas unidades básicas de saúde, a vacina contra a influenza ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em algumas localidades o horário poderá estender-se até às 18h. Já nos shoppings a vacinação é das 10h às 16h e nesta quinta-feira, 6, a vacinação nos shoppings ocorrerá normalmente, retornando apenas na segunda-feira, 10. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência de Aracaju, além do cartão de vacina.
Quem pode se vacinar
Na campanha contra a influenza não é necessário intervalo para outros tipos de imunizantes, e são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Confira a lista completas das UBSs com horário estendido (8h às 18h): Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto.
A secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, conclama a população para adesão à vacinação contra a gripe (influenza). “Estamos iniciando mais um momento importante de imunização em nosso território, sobretudo por conta do outono que resulta em temperaturas mais baixas, momento oportuno para as infecções respiratórias. A influenza apresenta um grau de transmissão muito alto, convivemos com a gripe de forma natural, o que pode acarretar consequências irreparáveis para determinados grupos, porém a vacina garante minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. Todas as nossas unidades básicas terão o imunizante para vacinar a população e a nossa meta é vacinar mais de 90% de cada um dos grupos elegíveis”, destacou Waneska Barboza.
Fonte: PMA