Ailton exalta vitória no Fla-Flu e revela "papo reto" no intervalo: "Falei que a gente precisava jogar"

Ailton exalta vitória no Fla-Flu e revela
Ailton mostrou que tem estrela em Fla-Flus — Foto: André Durão / ge

O Fluminense surpreendeu o favorito Flamengo e ganhou por 2 a 1 na noite desta quarta-feira no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, conquistando a sua primeira vitória desde a saída do Odair Hellmann. Placar construído sob os olhos de Ailton Ferraz, auxiliar técnico de Marcão que assumiu o comando da equipe durante a quarentena do treinador, que está com Covid-19.

Autor "oficial" do gol de barriga em 1995, segundo à súmula, Ailton mostrou ter estrela em Fla-Flus. Em entrevista coletiva após a partida, admitiu um primeiro tempo ruim da equipe e revelou que teve uma conversa franca no vestiário para o time acordar para a etapa final:

- Sem dúvida que foram dois tempos distintos. Primeiro tempo a gente foi com uma proposta que conseguimos no segundo, que era jogar na linha média e procurar as infiltrações tanto do Michel quanto do Wellington Silva. E a gente no primeiro tempo não conseguiu. O Flamengo teve mérito, conseguiu colocar uma linha alta, pressionar o tempo todo, e nós ficamos muito acuados. No intervalo eu conversei com eles, falei de forçar essa situação das infiltrações e que a gente precisava jogar.

- Dentro da proposta de transição, a gente abriu mão de jogar, e com isso o Flamengo foi bem no primeiro tempo. Fizemos um segundo tempo equilibrado onde conseguimos os gols. Eu tinha falado na palestra que futebol se decide nos detalhes. Se a gente se preocupasse com esses detalhes, iria conseguir sair feliz. Graças a Deus conseguimos porque os detalhes são esses, as falhas. Se você erra muito em um clássico como esse, você está muito perto de perder.

Veja outras respostas de Ailton:

Gosto especial por ser contra o Flamengo?

- Sem dúvida, ainda mais em cima de um rival. Temos uma meta, e nossa meta é a Libertadores. Às vezes sem meta nenhuma você não sai do lugar. Estamos trabalhando forte para conseguir essa Libertadores. Hoje foi um caminho, começou no jogo de hoje. O Marcos Seixas (preparador físico) foi muito feliz quando ele falou antes do jogo que de repente a gente ia começar o caminho das vitórias hoje, e nós conseguimos. Time soube sofrer, batalhou até o fim, foi um time que guerreou o tempo todo, sangue nos olhos, e fomos premiados com o gol do Yago no final. Isso é mérito do grupo. Muito importante todos estarem focados para conseguirmos a vitória.

Estrela em Fla-Flus

- Primeiramente sobre o tabu, isso é muito bom. A gente precisava ganhar de uma grande equipe para a nossa meta. Quebramos um tabu muito gostoso (oito jogos sem vencer o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro), sem dúvida. Estamos felizes. Mas temos que virar a página.


Marcos Paulo barrado

- Decidimos colocar um outro time, abrir o Michel pelo um contra a um dele, faz bastante infiltração. Isso foi uma opção nossa mesmo, não tem questão de contrato nem nada. E graças a Deus deu certo. O Marcos também estava feliz, apoiando no banco. Eu falei da força do grupo nisso, jogando ou não o atleta tem que ser o mesmo. Não se faz contrato que alguém tem que ser titular sempre. Então o grupo é muito unido e o Marcos Paulo está dentro do processo.

Importância da vitória

- Ganhar de uma equipe tão boa como a do Flamengo dá um gás a mais. A gente sabe a força do time deles. Nos doamos ao máximo. Se não correr contra eles, é derrota. Mas o importante é que não abdicamos de jogar. Foi o que fizemos e achamos o gol no final. Mas já vem o Corinthians, é uma nova página, outra pedreira por aí

Perfil na beira de campo

- Sou um cara muito intenso, não paro, sou agitado. Costumo colocar pessoas do meu lado com muita velocidade também. Quando você passa vibração do lado de fora para o atleta, isso transmite uma coisa muito boa, ele vê que você está jogando junto. Foi o que a gente procurou fazer e vai fazer sempre.

Substituição de Fred

- Ele sentiu, não foi um desconforto, nada, estava ficando um pouco cansado e ele achou melhor sair. Ele já conhece o corpo dele, é um cara super experiente, correu além do que podia (risos). Tem se doado bastante, falei para ele que líder é isso aí, o que ele está fazendo. Líder tem que dar exemplo, e o Fred tem sido um exemplo para esses meninos.

Mensagem para Marcão

- Esqueci de falar do nosso Marcão, estou aqui suprindo a ausência dele. Está à frente desse trabalho, estamos andando juntos desde o sub-23. Graças a Deus ele está bem, quero mandar um abraço para ele.

Movimentação Hudson e Yago

- Quanto ao Hudson e ao Yago. Yago é um meia, e Hudson tem essa saída, faz bem a infiltração. O que a gente queria era uma infiltração dos meias, que não estava acontecendo no primeiro tempo, e no segundo tempo aconteceu. ele faz bem essa infiltração. E há de convir que o time não estava tão fechado, não havia necessidade de jogar na frente, quem fez o gol foi o Yago. Estava lá na frente aos 40 e poucos minutos, se não me engano. Só para você ver que não são volantes fixos, eu chamo de meias de saída. A gente não joga tão retrancados quanto pensam. A gente trabalha essas infiltrações e tenho certeza vocês vão ver infiltração desses dois nos próximos jogos jogando de lado.

Fonte: Globoesporte.com