Venda de combustíveis em Sergipe aumentou 5,3%, em julho

Venda de combustíveis em Sergipe aumentou 5,3%, em julho
(Foto: Marcelo Frazão/Agência Brasil)

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), indicou que as vendas totais de combustíveis em Sergipe, em julho deste ano, somaram aproximadamente 59,9 milhões de litros, assinalando alta de 6,6% quando comparado a julho de 2020. Em relação ao mês imediatamente anterior, junho último, as vendas aumentaram 5,3%.

As vendas totais de combustíveis – objeto da análise – englobam as vendas, em litros, de gasolina, etanol hidratado, óleo diesel e querosene de aviação.

De janeiro a julho de 2021, as vendas totais no estado acumularam quase 418,1 milhões de litros de combustíveis, registrando crescimento de 7,1%, na comparação com o mesmo período de 2020.

Combustíveis comercializados em julho/2021 

No mês analisado, observou-se que foram vendidos 32,4 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, esse destilado do petróleo registrou aumento de 13,2% nas vendas em relação a julho de 2020. Já em relação a junho último, assinalou aumento de 8%.

No tocante ao óleo diesel, foram comercializados pouco mais de 24,4 milhões de litros. Em termos comparativos, verificou-se acréscimo de 3,1%, em relação ao mês imediatamente anterior, junho de 2021. Já na comparação com julho do ano passado, assinalou decrescimento de 1,0%.

Para o etanol hidratado, notou-se redução de 21,8% nas vendas em comparação com julho de 2020. Já em relação ao mês anterior, a observou-se queda de 8,3%. Em termos de volume, as vendas somaram quase 2 milhões de litros, no mês analisado.

O querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves, totalizou 1 milhão de litros em vendas, assinalando acréscimo de 3,9%, em relação ao mês imediatamente anterior (junho/2021). Já no confronto com julho do ano que se encerrou, registrou aumento de 173,7%.

Fonte: NIE/FIES