Sintese denuncia PM por revista a estudantes com cão farejador em São Cristóvao

Sintese denuncia PM por revista a estudantes com cão farejador em São Cristóvao
Sintese/Reprodução

No início da tarde desta terça-feira (19), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese) denunciou uma suposta ação da Polícia Militar que expôs e constrangeu crianças e adolescentes, estudantes da escola pública, durante uma abordagem em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, no último dia 14.

Segundo o Sintese, as crianças e adolescentes, todas trajando uniformes escolares, foram obrigadas a colocar suas mochilas, bolsas, cadernos e demais materiais escolares no chão para que um policial militar, acompanhado de um cão farejador, revistasse seus pertences.

"Enquanto meninas e meninos, perfilados na lateral do ônibus escolar, assistiam a toda cena, submetidos a humilhação e ao constrangimento", declarou o Sindicato.

O Sintese considerou a ação "humilhante e vexatória" e considerou que a ação foge a qualquer aspecto moral - é ilegal e vai de encontro à Constituição Federal Brasileira, ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e a Constituição Estadual de Sergipe.

Por conta da ação, o Sintese enviou ofícios ao ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; ao governador Fabio Mitidieri; ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); ao Ministério Público Estadual de Sergipe; à Promotoria de Justiça de São Cristóvão;  ao Conselho Estadual da Crianças e do Adolescente e ao Conselho Municipal de Criança e do Adolescente de São Cristóvão, denunciado a ação da Polícia Militar sergipana.

"O SINTESE solicita em seus ofícios sindicância e investigação contra os responsáveis; retratação pública da Polícia Militar de Sergipe; Inquérito Civil Público para apurar o gravíssimo episódio que violou direitos fundamentais de crianças e adolescentes; além de ações educativas sobre os direitos das crianças e adolescentes para todos os membros da corporação da Polícia Militar", afirmou.

O que dizem a PM e a SSP

 F5 News entrou em contato com as assessorias da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública. Segundo a SSP, a PM vai divulgar a informação sobre o ocorrido após solicitação da pasta.

Assim que a resposta for enviada ao portal a matéria será atualizada. 

Operação "Meu bairro mais seguro"

No dia da revista aos estudantes, a Polícia Militar realizou a operação "Meu bairro mais Seguro" em São Cristóvão, conforme o site da corporação.

Segundo relato do coronel George, do Comando do Policiamento Militar da Capital, “esta é uma operação planejada pela PMSE em conjunto com o comando das unidades de área, tendo como base os indicativos de criminalidade de cada região. Analisamos as necessidades específicas de cada localidade, e traçamos um planejamento em conjunto com o Comando-geral, para que cada equipe seja demandada de acordo com a necessidade de cada operação”, disse o comandante do CPMC.

"A finalidade maior é combater e diminuir os índices da criminalidade, e melhorar a percepção da segurança pública por parte da sociedade. Estamos com um grande aparato policial, que estará distribuído em toda Cidade de São Cristóvão, em pontos estratégicos, dando maior visibilidade, realizando abordagens a pessoas e veículos, e, assim, trazendo essa sensação de segurança”, declarou ao site da PM o comandante.

Na matéria no site da PM não houve menção à realização da revista aos estudantes. 

Fonte: F5 News