Prefeitura de Aracaju amplia acesso ao DIU em Unidades de Saúde
Método contraceptivo de alta eficácia será oferecido inicialmente em oito unidades
A Prefeitura de Aracaju informou que está ampliando o acesso ao Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, método contraceptivo com eficácia de até 99%. O serviço visa atender as pessoas com útero referenciadas nas unidades de saúde, permitindo o acesso a métodos de planejamento reprodutivo.
Inicialmente, oito Unidades de Saúde da Família (USFs) na capital estão habilitadas para oferecer o serviço, incluindo as unidades Santa Terezinha (Robalo), Augusto Franco (Farolândia), Ávila Nabuco (Luzia), Manoel de Souza (Jabotiana), Joaldo Barbosa (América), Carlos Fernandes (Lamarão), Anália Pina (Almirante Tamandaré) e José Calumby (Jardim Centenário).
Além dessas, o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), no Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), também disponibilizará o DIU para usuárias de outras unidades que ainda não estão habilitadas.
O serviço visa atender as pessoas com útero referenciadas nas unidades de saúde, permitindo o acesso a métodos de planejamento reprodutivo. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o serviço de inserção do DIU será expandido gradativamente para outras unidades conforme a capacitação dos profissionais.
Processo de inserção do DIU
Para ter acesso ao procedimento, os pacientes interessados devem passar por consulta de planejamento reprodutivo com um médico ou enfermeiro na USF de referência, onde serão apresentados os métodos contraceptivos disponíveis. Durante essa consulta inicial, o paciente recebe informações sobre o uso do DIU, como tempo de uso, possíveis efeitos colaterais e adequação do método para o seu perfil.
Após a consulta, o agendamento do procedimento é realizado na recepção da USF, e no dia marcado, o paciente deve comparecer ao local indicado com um termo de consentimento assinado e um teste de gravidez recente.
Fonte: F5 News