Prefeitura de Aracaju integra vacina contra covid-19 ao Calendário Nacional de Imunização

Prefeitura de Aracaju integra vacina contra covid-19 ao Calendário Nacional de Imunização

A vacinação ocorre em 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), incorporou a vacina contra a covid-19 ao Calendário Nacional de Imunização para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos e gestantes, em conformidade com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro, três vacinas estão em uso: Zalika, Pfizer e XBB da Moderna. A XBB e a Pfizer são indicadas para crianças menores de 5 anos e adultos, enquanto a Zalika é exclusiva para maiores de 12 anos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, doses a cada seis meses.

Além disso, o Ministério da Saúde renomeou o grupo prioritário para grupo especial, incluindo pessoas em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua, entre outros. Imunocomprometidos, em particular, terão um esquema diferenciado, com doses a cada seis meses, mesmo após completar o esquema inicial.

A vacinação ocorre em 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju, das quais 20 possuem horário estendido, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, em bairros como Atalaia, Farolândia, Grageru, Santo Antônio e outros. As unidades aplicam tanto doses de rotina quanto as vacinas contra a covid-19.

Fonte: A8SE