Nasa realiza o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte

Nasa realiza o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte
Primeira imagem recebida pela Nasa, comprovando o voo do helicóptero Ingenuity Foto: Reprodução/Nasa

CALIFÓRNIA, EUA — A Nasa realizou nesta segunda-feira o primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. A transmissão ao vivo da operação começou às 7h15 no horário de Brasília, quando era esperado que os primeiros dados chegariam a Terra, três horas após o voo. Cerca de 40 minutos depois, a agência confirmou que a iniciativa foi bem-sucedida.

A primeira imagem atestando que o helicópeto saiu do solo mostrou a sombra do aparelho, registrada pela câmera de navegação. Logo depois, foi possível conferir em vídeo o voo do Ingenuity. Após a conquista inicial, a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial dos EUA planeja realizar mais voos nas próximas semanas. O aparelho movido a energia solar precisa descansar de quatro a cinco dias entre cada operação.

Um dos aspectos que dificultou a missão foi o fato de a atmosfera  no Planeta Vermelho ser muito rarefeita, com um volume equivalente a 1% da atmosfera da Terra. Foi necessário gerar alta velocidade para que Ingenuity se mantivesse no ar. Enquanto as hélices de um helicóptero no nosso planeta fazem de 400 e 500 rotações por minuto, a estrutura do aparelho criado pela Nasa gira 2.500 vezes no mesmo período de tempo. A expectativa era de que o voo duraria no máximo 90 segundos.

A transmissão estava inicialmente programada para ocorrer no dia 9 de abril, mas precisou ser adiada por uma falha técnica. A agência espacial espera que o Ingenuity abra caminho para a possibilidade da vigilância aérea não apenas em Marte, como em outros destinos do sistema solar.

"Aconteceu. Hoje nosso helicóptero de Marte provou que o voo controlado e motorizado na superfície de outro planeta é possível. Foi preciso um pouco de engenhosidade, perseverança e espírito para tornar essa oportunidade uma realidade", celebrou a Nasa em comunicado.

O Ingenuity chegou a Marte em 18 de fevereiro com o robô Perseverance, que tem o objetivo de explorar a astrobiologia do planeta, incluindo a busca por sinais de vida microbiana, coletando e armazenando rochas marcianas.

Fonte: O Globo