Mulher que abandonou bebê será indiciada por tentativa de homicídio

Mulher que abandonou bebê será indiciada por tentativa de homicídio

A mulher que abandonou um recém-nascido embaixo da ponte Gilberto Vilanova, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, será indiciada por tentativa de homicídio. A informação foi confirmada pela delegada Roberta Fortes nesta segunda-feira (28). Segundo a delegada, o bebê foi deixado para morrer. "Se não tive chegado ninguém, se o gari não estivesse ali, ele não teria resistido", disse.

A suspeita foi autuada em flagrante no sábado (26) na casa onde mora, no bairro Inácio Barbosa, depois de uma denúncia recebida pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Em depoimento no Departamento de Grupos Vulneráveis (DAGV), ela confessou o crime. De acordo com a delegada, a mulher disse que não queria a gravidez, que estava com um novo companheiro e que ele não era o pai.

"Ela disse que escondeu a gravidez e naquela noite sentiu uma dor e foi ao banheiro, então percebeu que a criança caiu no vaso sanitário. Ela disse cortou o cordão umbilical e limpou todo o banheiro para que ninguém percebesse e então abandonou o bebê para morrer", disse.

Ainda de acordo com a delegada, depois de abandonar a criança, a mulher foi até a casa do pai e relatou o que tinha acontecido.

Na tarde deste domingo (27), o juiz Antônio Henrique de Almeida Santos realizou a audiência de custódia e decretou prisão preventiva, mas como a mulher é mãe de outras crianças menores de 12 anos, foi convertida para prisão domiciliar. Ela também está sendo monitorada com tornozeleira eletrônica.

O Conselho Tutelar da região acompanha o caso e ainda nesta segunda deve fazer uma visita à família para saber se há situação de vulnerabilidade e se há risco ou indícios de maus tratos às outras crianças.

Entenda

Um recém-nascido foi encontrado abandonado embaixo da ponte sobre o Rio Poxim, no bairro Inácio Barbosa, zona sul de Aracaju, no sábado (26). O bebê foi encontrado por um gari ao lado de uma caixa coletora de lixo. 

“Eu fui pegar a bolsa e caiu a criança. Eu fiquei até sem palavras, todo mundo ficou mudo”, disse o gari, Edson de Góis.

Uma família que mora na região ajudou no resgate, deu banho na criança, vestiu uma roupa e deu leite materno. Policiais militares foram para o local e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), que realizou os procedimentos necessários. 

O bebê do sexo masculino tem cerca de um quilo e meio, estava com um pregador de roupas no cordão umbilical e segundo os socorristas aparenta ser prematuro. Ele foi encaminhado para a Maternidade Santa Isabel, onde recebe cuidados e deve permanecer até ganhar peso e se recuperar totalmente.

Fonte: F5News