Minas pede ao Ministério da Saúde adiamento temporário do recebimento de novas doses de Pfizer no estado

Minas pede ao Ministério da Saúde adiamento temporário do recebimento de novas doses de Pfizer no estado
Minas pede Ministério da Saúde adiamento temporário do recebimento de novas doses de Pfizer no estado — Foto: Getty Images via BBC

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) solicitou ao Ministério da Saúde o adiamento temporário do recebimento de novas vacinas da Pfizer no estado.

Este tipo de imunizante exige armazenamento especial e após o descongelamento, deve ser administrada dentro de 30 dias. Desse modo, segundo o governo do estado, não é possível armazenar grandes volumes nos municípios, sob risco de perda por validade.

Ainda de acordo com a SES, no mês de dezembro foram recebidas mais de 810 mil doses da Pfizer e o estoque disponível na data de quarta-feira (22) é de 1.395.705 doses desta vacina pfizer, que está à disposição dos municípios.

O estado informou ainda que, havendo necessidade, fará a solicitação de novas doses ao Ministério da Saúde, para repasse às prefeituras "em tempo oportuno e de forma segura".

Leia a nota da SES-MG na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Ministério da Saúde é o responsável por definir as pautas de distribuição, com os quantitativos disponíveis para cada estado. Desse modo, os quantitativos de doses da vacina da Pfizer definidos pelo Ministério da Saúde e recebidos pelo estado foram:

  • Julho: 933.660 doses
  • Agosto: 2.963.610 doses
  • Setembro: 3.603.720 doses
  • Outubro: 2.896.920 doses
  • Novembro: 3.855.090 doses
  • Dezembro: 810.810 doses

O estoque disponível na data de hoje é de 1.395.705 doses da vacina Pfizer, já faturado para distribuição e à disposição dos municípios, conforme necessidade. Informamos ainda que não há doses de vacina Pfizer com vencimento próximo.

No momento, a Rede de Frio Estadual e as Unidades Regionais de Saúde possuem disponibilidade de doses do imunizante da Pfizer suficiente para suprir as demandas dos municípios.

A vacina da Pfizer exige armazenamento especial, pois, após o descongelamento, deve ser administrada dentro de 30 dias. Desse modo, não é possível armazenar grandes volumes nos municípios, sob risco de perda por validade.

Diante disso, a SES-MG solicitou, via e-mail, o adiamento temporário no recebimento de novas remessas do imunizante. Havendo necessidade, o Estado fará a solicitação de novas doses ao Ministério da Saúde, para repasse às prefeituras em tempo oportuno e de forma segura".

O que diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou em nota que, de julho a dezembro, foram enviadas cerca de 15 milhões de doses da vacina da Pfizer para Minas Gerais, divididas da seguinte forma:

  • Julho - 1,2 milhão
  • Agosto - 2,7 milhões
  • Setembro - 3,7 milhões
  • Outubro - 3,9 milhões
  • Novembro - 2,4 milhões
  • Dezembro - 810 mil

A pasta afirmou ainda que "as distribuições são feitas de acordo com a solicitação dos estados. Desde janeiro, Minas Gerais já recebeu 37,7 milhões de doses de vacinas Covid-19. "

Fonte: Bom Dia Minas, TV Globo — Belo Horizonte