Jovem viraliza ao mostrar evolução de infecção após retirada dos sisos e cita complicações: Traqueia deslocada
A universitária Ana Luiza Renosto, de 18 anos, viralizou na internet ao mostrar a evolução de uma infecção que teve na boca após retirar dois de seus dentes siso. A estudante de relações internacionais afirmou que teve que pedir ajuda médica durante uma madrugada após sentir forte dores.
“Fiquei internada seis dias. Os primeiros dias foram horríveis, eu não caminhava, não conseguia me sentar, mexer os braços, fazer nada. Eu sentia muita dor, os remédios eram muito fortes, aí eu só dormia", Disse Ana Renosto, que mora em Pato Branco, no Paraná.
"Fiquei três dias sem conseguir comer porque o inchaço foi tão grande que deslocou a minha traqueia, também tive falta de ar por causa disso. Fazia exame todo dia para ver se a infecção não tinha piorado, tomava muito soro e muito antibiótico também."
Na internet, Ana divulgou algumas fotos mostrando o resultado da sua cirurgia. A publicação contabilizou mais de 14 milhões de visualizações. Apesar disso, ela ainda não sabe a origem da sua infecção.
“Os médicos conversaram e, de acordo com os exames, eu tive uma infecção. Não se sabe de onde eu peguei, o que foi, nem nada. Eles disseram que foi diferente de tudo que já tinham visto por que eu não tinha febre, inchou muito e muito rápido também. Mas, pelos exames de sangue, chegaram à conclusão que foi uma infecção. Nos primeiros dias, ela quis descer para o tórax, mas foi controlada. Como fiquei muito tempo deitada, tive um derrame pleura nos pulmões”, afirmou.
A experiência do pós-operatório foi traumatizante, segundo Ana. Apesar disso, ela já está em casa para terminar o tratamento.
"Toda vez que vejo as fotos que tiramos eu ainda fico chocada. Eu não pretendo tirar os outros sisos não. Fiquei bem traumatizada, principalmente por não saber o que aconteceu ao certo."
Cuidados antes e depois
Considerada por muitos como um procedimento corriqueiro e necessário no tratamento dentário, a extração dos dentes do siso é uma cirurgia e como tal deve ser cercada de cuidados para evitar complicações.
Em entrevista ao g1 em maio, o cirurgião dentista Mario Henrique Arruda Verzola, especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial e professor de cirurgia da Unicep São Carlos (SP), falou sobre orientações para antes e depois do procedimento. Veja algumas orientações a seguir, segundo o especialista:
- Avaliar o quadro de saúde do paciente.
- Avaliar a possibilidade de postergar a cirurgia até que o paciente resolva alguma dificuldade clínica que impeça o procedimento.
- Buscar informações sobre o profissional que irá fazer o procedimento.
- Seguir à risca as recomendações do dentista em relação à dieta, às medicações, ao tempo de repouso e à higienização após o procedimento.
- Seguir a dieta adequada nos primeiros dias, basicamente líquida, de preferência tomada com um canudo, e pastosa, ou com alimentos muito macios.
- Evitar alimentos que podem penetrar e ferir o local da cirurgia como pipoca, granola, gergelim, amendoim nos primeiros meses após o procedimento.
- Evitar fazer força, exercícios físicos e abaixar a cabeça para pegar objetos no chão já que isso pode levar o sangue para a cabeça e atrapalhar a coagulação.
- Dormir com a cabeça mais alta que o corpo, o que pode contribuir para uma boa recuperação.
- Escovar os dentes corretamente para prevenir infecções.
Fonte: G1