Jovem descobre gravidez ao entrar em trabalho de parto e procurar postinho reclamando de 'cólicas'
A jovem Andressa Soares Alves, de 24 anos, teve uma surpresa no mínimo inusitada na manhã desta sexta-feira (5). Ela foi até a Unidade de Saúde da Família do setor Bela Vista, na região sul de Palmas, reclamando de cólicas menstruais muito fortes. Após ser examinada pela equipe médica, a jovem foi informada que não apenas estava grávida, como já tinha entrado em trabalho de parto.
As dores que Andressa sentia eram das contrações. Apesar de toda a situação inesperada, o parto foi feito de forma natural e correu muito bem. O bebê é um menino que nasceu saudável e, segundo a equipe médica, chorando forte.
A enfermeira Vânia Mota contou um pouco sobre como foi o atendimento. "Ela dizia que as dores eram fortes. Notei que ela estava com abdômen baixo e perdendo líquido, a examinei e já consegui ter certeza. Então a informei que ela estava grávida e as dores eram contrações do trabalho de parto. Ela reagiu com surpresa, mas na verdade foi para todo mundo porque o bebê já estava vindo".
O postinho que Andressa procurou não costuma fazer partos, já que é dedicado a consultas, vacinações e outros serviços básicos. A equipe local tentou chamar uma ambulância do Samu para fazer a transferência dela a uma unidade especializada. Como a gestante já estava com 10 centímetros de dilatação o parto aconteceu antes mesmo do veículo chegar na unidade.
Após o atendimento, o médico que fez o parto, Nikolas Cézar Isecke, recebeu uma homenagem. "Ela escolheu o nome do médico que a ajudou no parto, Nicolas", explicou a avó da criança, Núbia Soares. Mãe e filho estão internados na Maternidade Dona Regina e devem passar por uma avaliação mais completa.
A família toda está surpresa com a situação. "Andressa reclamava de dores nas costas porque não sabíamos realmente da gravidez. Ela já é mãe de uma menina de seis anos. Apesar do susto, ganhamos um presente".
Além do médico Nikolas e da enfermeira Vânia, a técnica de enfermagem Dayana Guido e a médica Thais Morais de Oliveira também colaboraram no parto.
Fonte: G1 Tocantins