Igreja de São José é oficializada como Santuário Arquidiocesano
A Arquidiocese de Aracaju oficializou a elevação da Igreja São José, no bairro São José, em Aracaju, à dignidade de Santuário Arquidiocesano. A solene celebração, com o rito de dedicação, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom João José Costa, e concelebrada por expressivo número de sacerdotes.
A partir de agora, o território da Igreja particular de Aracaju, que reúne 33 municípios, conta com cinco santuários. Além desse templo, também recebem esse título os santuários Divina Pastora (Divina Pastora-SE), Nossa Senhora Menina, São Judas Tadeu e Nossa Senhora Aparecida.
“A Arquidiocese ganha mais um local de evangelização, de fortalecimento da fé, que há muito se tornou santuário no coração do povo”, observou o padre Jadilson Andrade, reitor do novo santuário arquidiocesano. De modo ainda mais efetivo, segundo o sacerdote, o templo se torna um referencial para peregrinações e visitações. “Que Deus conceda, por intercessão de São José, as graças necessárias para vivermos plenamente essa nova missão”, assinalou.
Como comunidade paroquial, o Santuário São José foi criado há quase 100 anos, mais precisamente em 31 de dezembro de 1924, por dom José Thomaz, primeiro bispo diocesano (1911-1948). Ele faz parte do Vicariato São Pedro (Forania Mãe da Igreja). O governo pastoral do santuário também com o auxílio do padre Aélio Nascimento, vigário.
Fonte: Arquidiocese de Aracaju