FSF divulga fórmula do Campeonato Sergipano para 2023
O Campeonato Sergipano terá um novo formato em 2023. Em reunião na sexta-feira (28), da Federação Sergipana de Futebol (FSF) com os dirigentes dos dez clubes que irão competir no próximo ano, ficou definido o sistema de disputa do Sergipão, que agora prevê apenas um grupo com confrontos em jogos de ida.
Os dois times mais bem posicionados ao final da primeira fase se classificam diretamente para as semifinais. Já o terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam uma fase de mata-mata em jogos de ida e volta para definir os dois outros classificados para as semifinais. A equipe que ficar na terceira colocação enfrenta o sexto e o quarto duela com o quinto.
Na reunião também ficou definido que os jogos das finais só poderão ser disputados na Arena Batistão, em Aracaju; no Etelvino Mendonça, em Itabaiana e no Barretão, em Lagarto. A justificativa é que são os únicos estádios com refletores e capacidade de público superior a cinco mil pessoas.
O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e o vencedor vai diretamente para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2024.
Para definir os rebaixados, a nova fórmula estipula que o sétimo, oitavo, nono e décimo colocados disputam um mata-mata em jogos de ida e volta, com os dois perdedores sendo rebaixados para a Série A2.
O sétimo colocado enfrenta o décimo e o oitavo joga contra o nono. Em todos os confrontos de mata-mata, os melhores colocados decidem em casa. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.
Os primeiros jogos do Campeonato Sergipano estão previstos para os dias 14 e 15 de janeiro. A expectativa é que a competição tenha 15 datas e com de encerramento no dia 15 de abril.
Fonte: F5News