Férias: Energisa alerta sobre cuidados dentro e fora de casa

Férias: Energisa alerta sobre cuidados dentro e fora de casa
É importante ficar atento para evitar acidentes com crianças no período de férias (Foto: ilustrativa/Energisa)

Férias escolares e crianças com mais tempo livre para brincar. Além da criatividade, para garantir a diversão das crianças, é preciso, também, redobrar os cuidados com a segurança, para evitar acidentes com energia elétrica na rua e dentro da residência.

“Muitos pais consideram que dentro de casa os filhos estão mais seguros, porém esquecem de verificar se há algum risco na própria residência. Uma tomada irregular, por exemplo, é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, também são atos inseguros que podem provocar acidentes com consequências graves. As residências normalmente ainda estão decoradas para o período Natalino e esses cuidados também se estendem aos enfeites que fazem uso de energia elétrica como luzes dos pisca-piscas muito comuns nesta época do ano”, explica o gerente de Operações, Daniel Flor.

Para os pais que estimulam a brincadeira ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar para soltar pipa. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, eliminando o risco para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região. Em 2022, foram registradas pela Energisa 125 ocorrências de pipas na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia para mais de 92 mil clientes.

“As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado, já que pode provocar graves acidentes”, acrescenta Daniel.

Redução do consumo

Com as crianças mais tempo em casa, pode ocorrer o aumento do consumo de energia elétrica ao utilizar mais os aparelhos eletrônicos e ventiladores para amenizar o calor. E para ajudar na tarefa de reduzir o consumo, a Energisa listou algumas dicas práticas, de forma divertida e didática, para que toda a família participe:

-Estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;
-Se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo;
-Se não estiver usando a televisão, deixe desligada. Nada de ficar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem uso;
-Em geral, luzes indicativas acesas (em stand-by) significam desperdício de energia. Se o equipamento não for utilizado com frequência, retire-o da tomada.
-Evite, sempre que possível, o ar-condicionado, prefira o ventilador ou a ventilação natural;
-Deve-se evitar banhos demorados e de se com chuveiro elétrico, dar preferência a posição verão. O chuveiro elétrico, junto com o ar-condicionado são dois dos grandes vilões do consumo.

Fonte: Energisa