Esquema de segurança é montado para a realização do Enem 2025

São 135 policiais militares envolvidos na distribuição e segurança dos locais de prova

Esquema de segurança é montado para a realização do Enem 2025

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, acontecem no próximo domingo (9) e também no dia 16 de novembro. Para que as provas aconteçam com toda tranquilidade e os mais de 78.000 candidatos não tenham problemas para fazer a prova, diversos órgãos públicos montam um esquema de segurança para a realização do exame.

A Polícia Militar de Sergipe faz parte do o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, que é composto pela Polícia civil, Corpo de Bombeiros, Iguá, Energisa, Inep, Sebraspe e junto tem como objetivo de resolver qualquer intercorrência aconteça durante o período de provas.

A PM montou um esquema de segurança com 135 policiais envolvidos diretamente na operação, além de contar com a participação de policiais dos batalhões das áreas onde ficam os locais de prova.

A Operação Enem 2025 acontece em três fases. A primeira se dá com a distribuição e escolta das provas, são 41 rotas que serão cumpridas pelas equipes dos correios com o acompanhamento da polícia militar, e essas rotas levam as provas a 33 municípios sergipanos que serão sede do exame, que totaliza 242 locais de aplicação da prova

A segunda fase, será de policiamento ostensivo e preventivo para garantir que os estudantes possam chegar ao local de prova com tranquilidade e possam fazer a prova sem intercorrências. Segundo o porta-voz da PM, o Coronel Alysson Cruz, uma das ocorrências mais registradas nos dias de Enem é de pertubação do sossêgo. “A solicitação que fazemos, é que aqueles eventos que estejam programados para o dia de provas do Enem, e que fiquem localizados próximos aos locais de prova, é que seja reagendado ou mude o local, para que os candidatos possam se concetrar apenas na prova”, afirmou o porta-voz.

Na terceira fase, é realizada a logística reversa, todo material produzido durante a prova, é recolhido e levado de volta para o Centro de Transporte e Distribuição dos Correios, em Aracaju.

O porta-voz destaca o planejamento prévio feito com órgãos de todo Brasil. “São realizadas diversas reuniões de alinhamento com a presença de todos os òrgãos de segurança do país, para que todos os estudantes consigam fazer a prova tendo a certeza de que é um processo transparente e seguro”, enfatizou.

FONTE: F5 NEWS.