Entenda por que Tite recusou o Corinthians mais de uma vez e aceitou o Flamengo em 2023

Entenda por que Tite recusou o Corinthians mais de uma vez e aceitou o Flamengo em 2023
Tite e o auxiliar Cleber Xavier — Foto: CBF

O Flamengo espera fazer hoje, contra o Corinthians, às 21h, na NeoQuimica Arena, pelo Brasileiro, seu último jogo antes do acerto com o técnico Tite, que aceitou ingressar no projeto do clube carioca para 2024 e assumir imediatamente, e se transformou em protagonista da partida mesmo longe da área técnica. O clube paulista, por sua vez, também tentou levar o seu antigo comandante, por mais de uma vez, mas se frustrou.

A principal razão para Tite dizer "sim" ao Flamengo e "não" ao Corinthians foi a circunstância em que os convites aconteceram. O técnico já havia sido procurado pelos paulistas antes do meio do ano, mas estava focado em uma última cartada para tentar trabalhar na Europa.

Dessa vez, o Flamengo elegeu Tite para um plano de longo prazo até o fim de 2024, quando o mandato do presidente Rodolfo Landim se encerra, e prometeu estabilidade ao treinador para desenvolver o trabalho de uma temporada, com reformulação do elenco e disputa pelos principais títulos.

No Corinthians, caso aceitasse antecipar o plano de voltar só ano que vem, Tite encontraria uma situação muito mais conturbada, tanto do ponto de vista político, já que há eleição no fim deste ano, como financeiro, uma vez que as contas do alvinegro estão bem mais comprometidas que as do rubro-negro.

Tanto que Tite e seu estafe sinalizaram ao Flamengo uma contraproposta alta, de padrão quase europeu, e o clube sinalizou que pode chegar a valores próximos do que já pagou a outros técnicos recentemente, sobretudo Jorge Jesus. Hoje, a equipe carioca ainda terá o interino Mário Jorge, que foi avisado no começo da semana que faria o trabalho para o jogo com o Corinthians enquanto Tite não chegasse.

Em nenhum momento Tite condicionou sua vinda a não estar na beira do campo contra o Corinthians. Queria apenas tratar da negociação com calma, e ter tempo para se ambientar ao novo clube antes da estreia. A expectativa é por um desfecho até amanhã para que o novo comandante inicie a sua era no Flamengo ao longo da semana sem jogos da data Fifa.

O Corinthians não teve a mesma paciência e elegeu Mano Menezes para o lugar de Vanderlei Luxemburgo. O treinador, que também tem histórico no clube, será o responsável pela reformulação que se avizinha para 2024, e assinou até o fim do ano que vem após o último trabalho, no Internacional. Mano será o responsável por montar uma nova equipe após a saída de alguns veteranos, como Fabio Santos e Fagner.

Dupla de meias

Recuperado 100% de uma lesão grave na coxa, Arrascaeta viajou e está de volta ao time titular do Flamengo. O uruguaio foi testado ao lado de Everton Ribeiro no meio de campo no último treino comandado por Mario Jorge. Thiago Maia foi para o banco de reservas na formação.

Já Cebolinha foi observado na vaga de Bruno Henrique, que seguiu um planejamento especial de controle de carga e não participou de toda atividade com o elenco. Mas o atacante foi relacionado normalmente e deve jogar ao lado de Pedro no ataque. Com isso, Gabi segue fora.

O Flamengo tenta engatar a segunda vitória seguida após o vice da Copa do Brasil para encostar nos líderes. hoje,a a distância para o Botafogo é de nove pontos. Mas o rubro-negro está na quinta posição e precisa se firmar antes no G-4.

Fonte: O GLOBO