Enem Digital: 60% dos inscritos não fizeram a prova em Sergipe

Enem Digital: 60% dos inscritos não fizeram a prova em Sergipe
Em Sergipe 800 inscritos deixaram de fazer a prova digital do Enem no último domingo (Foto: Agência Educa Mais Brasil)

As provas do Enem na modalidade digital foram aplicadas no último domingo, 31 de janeiro, em todo o país. Em Sergipe, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1.314 pessoas se inscreveram para modalidade digital, mas apenas 500 pessoas fizeram a prova, o que representa uma ausência de 60,9%.

Em todo o país, segundo o Inep, a ausência foi de 68,1%. Dos 93.079 inscritos no Enem Digital, apenas 29.703 fizeram a prova. Os dados, segundo o Inep, são preliminares. Os dados definitivos de presentes e ausentes dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados.

Mesmo diante do alto número de abstenção, o Inep avaliou como positiva a aplicação da prova na versão digital e aponta a digitalização do Enem como uma adequação necessária aos tempos atuais. “Começamos a escrever uma nova história do Enem. Pela primeira vez, houve uma aplicação, em larga escala, na versão digital. Assim como em 2009, tivemos uma grande mudança, agora em 2021, a gente começa uma nova jornada, que é o caminho da digitalização das avaliações e dos exames feitos pelo Inep”, afirmou o presidente do Instituto, Alexandre Lopes.

Para o presidente a maior vantagem do Enem Digital são os avanços do ponto de vista pedagógico e logístico. “A gente pode melhorar a forma como avaliamos nossos participantes, fazendo questões melhores e trazendo toda a riqueza do mundo digital para a avaliação. O segundo aspecto é a questão da logística. Com as provas digitais, a gente sai do paradigma de fazer a avaliação em dois fins de semana do ano e passa a ter a possibilidade de aplicar várias provas ao longo do ano para milhões de pessoas”, explica.

Enem Digital

Essa é a primeira vez que o Enem tem provas digitais. O Inep aplicou o exame em 104 municípios brasileiros.  Foram 1.028 locais de aplicação de provas, com uma estrutura de 4.053 laboratórios de informática. Em Sergipe as provas foram realizadas em Aracaju, com 19 locais de provas e com a estrutura de 71 laboratórios de informática.

Fonte: Karla Pinheiro, Infonet/com informações do Inep