Eleições: 4,8 mil policiais e bombeiros atuarão nas eleições
O planejamento estratégico operacional da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) para a votação deste domingo (30) – 2º Turno – mantém as diretrizes estabelecidas para o pleito eleitoral do domingo, 2 de outubro – 1º Turno. Ao todo, o efetivo das forças de segurança pública será de mais de 4,8 mil servidores entre policiais militares, civis e bombeiros militares.
As ações da SSP/SE abrangem o policiamento ostensivo, a segurança nos locais de votação, missões de resgate e salvamento, assim como o encaminhamento de ocorrências de crimes eleitorais à Polícia Federal. As equipes das polícias Militar e Civil, bem como do Corpo de Bombeiros, estarão estrategicamente distribuídas pelos 75 municípios sergipanos no período que antecede a votação e também após a divulgação dos resultados.
A tenente Anelise Kolling, porta-voz da Polícia Militar, explicou que o monitoramento da atuação das equipes da corporação conta com a Sala de Situação. A instituição organizou o Estado em quatro Comandos Militares Regionais (CPMRs). “Na sexta-feira teremos a ativação da Sala de Situação na capital e tendo o monitoramento também do interior. A nossa preocupação é a segurança do pleito eleitoral e de todos os eleitores”, enfatizou.
A delegada Nalile Castro, coordenadora operacional das delegacias da capital, ressaltou que a Polícia Civil também mantém o mesmo efetivo para este segundo turno. “São 480 policiais civis. Na capital, teremos a atuação nos crimes comuns, considerando que a Polícia Federal tem a sede em Aracaju. Teremos abertas a 5ª DM, 11ª DM e 12ª DM, além do DAGV e Central de Flagrantes. No interior, teremos abertas todas as delegacias”, detalhou.
A tenente-coronel Maria Souza, do Corpo de Bombeiros, informou que quase 400 bombeiros estarão atuando na segurança do segundo turno da eleição. “Conforme o planejamento, atuamos também na vertente dos locais de votação, bem como nas adjacências. O Corpo de Bombeiros também realiza a prevenção de sinistros e atendimentos de saúde em situações como as de mal súbito”, reiterou.
A Polícia Militar pode ser acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190). Há também o Disque-Denúncia, da Polícia Civil, (181) e o telefone do Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: SSP/SE